Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Professor de direito

O PROFESSOR DE DIREITO prepara e ministra aula na área de direito no ensino superior e orienta trabalhos acadêmicos; elabora planos de ensino; supervisiona estágio; avalia processos de ensino-aprendizagem; participa de processos de seleção e avaliação. Pode desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Professor de direito

É responsável por ministrar aulas que capacitem o aluno para atuação na área. Ele deve estruturar planos de aula, aplicar atividades de caráter avaliativo e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Este profissional pode dar aulas em diferentes setores do Direito civil, administrativo, constitucional, processo penal, e prática jurídica, direito previdenciário etc.. A demanda por professores de direito cresceu juntamente com a ampliação das instituições de ensino.

 

Graduação necessária

 

Para ser professor de direito é preciso ter formação de nível superior, que prepara o aluno com base sólida e multidisciplinar. O curso tem duração de cinco anos e conta com as disciplinas de direito penal, direito processual civil, direito do trabalho, direito tributário. E, alguns cursos trazem como diferencial a presença de matérias de cunho teórico, tais como estudo das organizações, ciência política e ética.

 

Regulamentação da Carreira

 

O formado em direito, que atua em diferentes áreas, inclusive a de professor, está ancorado na Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, que prevê o exercício da atividade de advocacia e a disposição sobre o estatuto da advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. Para atuar na área, o profissional deve realizar o exame da OAB como forma de garantia de sua aptidão.

 

Especializações Possíveis

 

Alguns setores contratantes exigem que o professor de direito tenha uma especialização para lecionar as aulas. Mas, a pós-graduação em direito tem uma vasta gama de oportunidades das quais o professor poderá escolher em que se especializar, e assim, ministrar aulas de acordo com o tema de sua especialização. Dentre os campos mais procurados, destacam-se especialização em direito constitucional, direito civil, direito ambiental e direito do trabalho.

 

Aptidões desejáveis

 

Para exercer a profissão de professor de direito, deve-se estabelecer algumas características, como desenvolver ações pedagógicas, ter boa comunicação com seus alunos. Uma boa argumentação é essencial tanto para lecionar quanto para o setor jurídico; o senso de justiça deve ser imprescindível a este professor, que deve passar a noção de imparcialidade para os estudantes de direito.

 

Campos de atuação

 

Quem opta por trabalhar como professor de direito tem a oportunidade de atuar em instituições de ensino superior, públicas e privadas. Mas, uma área de atuação que tem crescido muito são os cursos de direito voltado para concursos públicos para juízes, delegados etc.. Os cursos e treinamentos em geral auxiliam formados em direito a se especializarem ainda mais numa área específica e isso tem aumentado a demanda por professores de direito.

 

Cerificações

 

Não há certificações necessárias ao Professor de Direito.