Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Professor de didática

O PROFESSOR DE DIDÁTICA leciona didática em cursos superiores de pedagogia, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para possibilitar aos alunos a aquisição de conhecimentos necessários à aplicação das técnicas de ensino.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Professor de didática

O Professor de Didática promove o ensino de métodos de didática na formação e orientação de profissionais de educação durante cursos de graduação em Pedagogia. Ele coordena as atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisiona estágios e pode trabalhar com pesquisas científicas. Para isso, faz uso de métodos pedagógicos e recursos eletrônicos de modo a aprimorar seu trabalho.

 

Graduação necessária

 

Exige-se que esse profissional possua graduação de licenciatura em Pedagogia, de preferência com pós-graduação, além de experiência de trabalho de cinco anos. A licenciatura em Pedagogia tem duração de quatro anos e tem como principais atividades o planejamento de etapas do processo de ensino, elaboração de calendários escolares e o trabalho tanto em instituições escolares como em não-escolares ou secretarias de educação. As principais matérias do curso são Didática (a mesma lecionada pelo profissional em questão), Linguagem e Infância, Ética e Educação e Fundamentos Teóricos e Metodologia de Matemática, de Língua Portuguesa, de Ciências, de História e de Geografia.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Professor de Didática.

 

Especializações possíveis

 

Existem cursos de pós-graduação em didática. No curso voltado para portadores de nível superior, a carga horária pode chegar a 360 horas-aula e as disciplinas ensinadas abrangem a prática pedagógica, como nas seguintes matérias: Regras Acadêmicas de Avaliação e Conteúdo Bibliográfico, Funções e Responsabilidades das Instituições de Ensino, Perspectivas Acadêmicas da Docência Superior do Brasil e Relação Escola, Sociedade, Estado.

 

Aptidões desejáveis

 

Assim como todo professor, ele deve conhecer profundamente o assunto a ser ensinado e ser claro na apresentação e na explanação das ideias, apresentando uma postura ética e crítica. É recomendado que o Professor de Didática tenha participação em pesquisas científicas relacionadas à área, bom domínio da língua portuguesa, conhecimento em outros idiomas e saiba lidar com um público de estudantes, comandando-os.

 

Campos de atuação

 

O Professor de Didática exerce seu trabalho na maioria das vezes em instituições de ensino superior, onde em cursos de pedagogia a matéria Didática é de fundamental importância, sendo lecionada durante mais de um semestre. O profissional pode também atuar com cultura e pesquisa, inclusive dentro das próprias instituições de ensino superior.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Professor de Didática.