Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Produtor de texto

O PRODUTOR DE TEXTO recolhe, redige, registra através de imagens e de sons, interpreta e organiza informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Faz seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Produtor de texto

O Produtor de Texto desenvolve produções escritas para fins particulares à instituição na qual ele atua. Trata-se de um profissional do Jornalismo, portanto faz, na maioria das vezes, a apuração de conteúdos e, mediante a uma seleção e organização, sistematiza seus registros utilizando técnicas discursivas e linguagem específicas, por meio do imprescindível bom domínio da Língua Portuguesa, efetuando sempre uma rigorosa revisão para manter a qualidade do que faz a partir dos princípios de objetividade, coesão e coerência em seus textos.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de Produtor de Texto é necessário haver concluído o ensino médio ou ainda possuir graduação em Jornalismo, tendo duração média de quatro anos e como algumas disciplinas específicas, Oficina de Produção Textual, Estudos da Linguagem, Metodologia de Pesquisa Científica, Teorias do Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo impresso, que tratam da produção textual em si e de diretrizes linguísticas da comunicação escrita.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Produtor de Texto.

 

Especializações possíveis

 

O Produtor de texto pode especializar-se através de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado em Jornalismo.

 

Aptidões desejáveis

 

As aptidões desejáveis para o exercício da profissão de Produtor de Texto são apresentar gosto pela escrita, ter objetividade para sistematizar informações, atenção ao apurar eventos, compromisso e disciplina para lidar com a rotina produtiva. É desejável que o profissional possua domínio técnico para redigir textos, ou seja, condições didáticas para escrever, mas também para promover aprendizado. Deseja-se ainda que a postura ética esteja condicionada em suas tarefas a fim de conferir legitimação e credibilidade ao que é produzido.

 

Campos de atuação

 

O profissional pode atuar em diversas linhas editoriais como um Jornalista propriamente dito ou em instituições de ensino como professor de escrita. Além disso, pode trabalhar também em outras instituições financeiras desenvolvendo suas competências em atividades mais particulares, às vezes em outros formatos discursivos, sobretudo, mantendo os critérios de qualidade em suas atividades. Dessa maneira, independentemente do campo de atuação do Produtor de Texto, ele deve se preocupar com o registro de suas apurações por meio de uma contínua reflexão da linguagem usada, quase sempre condicionada pela realidade atual.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Produtor de Texto.