Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Produtor de teatro

O PRODUTOR DE TEATRO planeja, coordena e dirige a produção de espetáculos teatrais, utilizando os recursos materiais e humanos a seu alcance, para assegurar a encenação qualificada de obras dramáticas, cômicas ou de outro gênero e o sucesso financeiro dos mesmos. Estabelece as necessidades da produção, calculando os gastos com materiais, cessão de direitos autorais, remuneração do pessoal técnico e dos artistas e outros recursos humanos, financeiros e materiais.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Produtor de teatro

É o profissional da área cultural, responsável por fazer a produção de um espetáculo teatral. Ele supervisiona, cuida do marketing e da publicidade e responde pelos aspectos jurídicos envolvidos em uma produção de teatro, além de dirigir e produzir roteiro. É essencialmente quem viabiliza a exibição dos espetáculos ou peças.

 

Graduação necessária

 

Para se tornar um Produtor de Teatro é necessário ter formação de nível superior em Comunicação com habilitação em Produção cultural ou então cursar Artes Cênicas/ Produção Cênica, Bacharelado, pois foca também em produção teatral; ambos os cursos têm duração média de 4 anos. O Curso de Bacharelado em Artes Cênicas abrange disciplinas essenciais para essa área como história do teatro, cenografia, além de produção teatral.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Produtor de Teatro.

 

Especializações possíveis

 

Dentre as áreas o Produtor de Teatro pode especializar-se em Produção Executiva em Teatro, cursando uma Pós Graduação e Mestrado em teatro, que também foca em produção.

 

Aptidões desejáveis

 

O Produtor Teatral, antes de qualquer coisa, tem que obter o conhecimento em práticas culturais e criatividade. Versatilidade, pró-atividade, capacidade de analisar público alvo e liderança, e determinação são algumas características para se tornar um bom produtor. Além disso, o profissional tem que dispor de boas práticas de redação e gramática para o desenvolvimento de um projeto teatral.

 

Campos de atuação

 

O Produtor atua no mercado teatral produzindo e/ou dirigindo peças e espetáculos, captando recursos para financiamento do projeto, participa também de festivais de teatro apresentando seu trabalho enquanto produtor. As melhores oportunidades de trabalho concentram-se não somente no eixo Rio-São Paulo, mas também em Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba, onde cresce cada vez mais o mercado nessa área.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias ao Produtor de Teatro.