Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Podólogo

O PODÓLOGO responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.Prevene e trata a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e para efetuar o respectivo tratamento.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Podólogo

O podólogo é o profissional da área de saúde capaz de identificar e tratar afecções e disfunções que podem afetar os pés, como, por exemplo, micoses, dermatofitose (mais conhecida como ?pé de atleta? ou ?frieira?) e a onicocriptose (ou simplesmente unha encravada). Também efetua procedimentos podológicos, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais e seleção e aplicação de técnicas que permitem a recuperação e a reabilitação dos pés. Muitos desses profissionais são capacitados a executar técnicas básicas de reflexologia podal, uma técnica holística de massagem terapêutica. Também são requisitados por motivos puramente estéticos, como a raspagem de células mortas dos pés, o que garante mais maciez para a pele. Utiliza de instrumental perfuro-cortante, medicamentos de uso tópico, órteses e próteses.

 

Graduação necessária

 

É necessário ter curso técnico em Podologia para exercer a profissão. O curso geralmente apresenta carga horária de 1.200 horas, nas quais o aluno terá contato com as mais diversas técnicas de tratamento podal. Também é exigido que o aluno tenha o segundo grau completo e dezoito anos completos para matricular-se. Há a possibilidade do curso de graduação tecnológica, mas este ainda não é oferecido na maior parte das cidades brasileiras.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Podólogo.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para a profissão de Podólogo.

 

Aptidões desejáveis

 

É imprescindível que o podólogo apresente boa coordenação motora para tratar o paciente causando-lhe o mínimo de desconforto possível. Além de senso estético apurado e certo condicionamento físico, devido às posições desconfortáveis em que muitas vezes precisa trabalhar.

 

Campos de atuação

 

O podólogo atua principalmente em clínicas de estética, podendo também vir a trabalhar em clínica médica, hospitais, gabinete de podologia (particular), tratamento a domicílio, salões de beleza e spas.

 

Certificações

 

Nos estados onde há regulamentação técnica, o podólogo necessita de registro na Secretaria de Saúde ou na Vigilância Sanitária local, além de assinar um termo de responsabilidade, para exercer legalmente a profissão.