Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Pedagogo

O PEDAGOGO atua em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabiliza o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Pedagogo

O Pedagogo estuda métodos e princípios de ensino, e trabalha junto a escolas, administrando o sistema de ensino, orientando e supervisionando tanto alunos quanto professores. É responsabilidade desse profissional verificar o cumprimento das leis educacionais e avaliar o processo de aprendizado dos estudantes.

 

Graduação necessária

 

O curso superior tem duração média de 4 anos e é voltado para Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, tendo como principais matérias a Psicologia e Metodologia. O curso de Pedagogia permite ao bacharel conhecer a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino e a forma de se administrar uma instituição escolar, permitindo-lhe analisar e escolher melhor a área em que deseja atuar.

 

Regulamentação da carreira

 

O projeto de Lei 4.746/98, apresentado em agosto de 1998, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 19 de agosto de 2009, regulamentando a carreira de Pedagogo. Além de regulamentar a profissão, esse projeto de Lei visa ampliar a atuação desses profissionais para além do ambiente escolar.

 

Especializações possíveis

 

O Pedagogo pode especializar-se em Educação especial, trabalhando com crianças portadoras de deficiências, Orientação educacional, Pedagogia empresarial, Treinamento de recursos humanos, Orientação vocacional e Supervisão e Treinamento Pedagógico.

 

Aptidões desejáveis

 

Para atuar na área, é indispensável o conhecimento sobre a metodologia e funcionamento do sistema educacional do país e suas legislações. O Pedagogo deve ser um profissional dinâmico, responsável e pró-ativo, que preze pela criatividade na busca por soluções de problemas, que pesquise e investigue sempre, gerando e transmitindo conhecimento, e deve prezar pela ética e pelo trabalho em equipe, incutindo esses valores também nos seus alunos e colegas.

 

Campos de atuação

 

Além do ambiente escolar, tanto em instituições públicas quanto privadas, o Pedagogo tem grandes chances de atuação na rede hospitalar, em espaços como as brinquedotecas, auxiliando a promover o bem estar de crianças doentes. Tem crescido a participação desse profissional também no setor empresarial, principalmente em departamentos de Recursos Humanos, onde o Pedagogo atua desenvolvendo técnicas de competência e realizando treinamentos para uma boa qualificação profissional. É ainda possível a atuação no Terceiro Setor, trabalhando com ONGs, sindicatos e demais associações, na coordenação de programas e projetos educativos.

 

Certificação

 

Não há certificação necessária à profissão de Pedagogo.