Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

25/04/2014 - 10h43

Gripe e lenço de papel companheiros inseparáveis

Uma amiga me ligou pedindo para escrever esta matéria, motivo? Assistiu a um documentário em que foram mostradas cenas sobre a velocidade e poder de contaminação de um espirro.

Segundo ela, logo depois de assistir ao programa foi vitima de um espirro perdido e sem lenço no elevador. Não deu outra, pegou uma gripe.

Entre risadas e brincadeiras, acabei me questionando porque a maioria de nós, quando gripados, não tem o hábito de tentar conter o espirro ou a tosse com um lenço ou com as mãos.

Na curiosidade, fui pesquisar sobre espirros. E, imagine só, descobri que a velocidade do incomodo pode chegar a 160km/h e quando acontece, são expelidos cerca de 40.000 gotículas recheadas de vários de germes. Mas, mesmo assim, toda essa periculosidade não deve ser contida.

Dizem os entendidos que um espirro bloqueado pode, entre outras coisas, machucar o diafragma, romper um vaso de sangue na córnea ou até romper o tímpano. Esta claro que ninguém quer isso.

Quando o assunto é gripe, espirros e tosse os japoneses é que sabem das coisas, são mestres em não colocar as pessoas em perigo, usando máscaras até melhorar.

Seja como for, mesmo aqui no Brasil dá para ficar gripado, espirrar e tossir quando der vontade e ainda assim respeitar quem esta do lado. É só seguir algumas regras de etiqueta:

 

  • Sempre que for espirrar ou tossir cubra a boca com um lenço, de preferencia de papel.
  • Caso não tenha em mãos um lenço de papel, tussa ou espirre no antebraço, mas nunca nas mãos que são veículos de contaminação.
  • Depois de usar o lenço de papel jogue-o no lixo.
  • Sempre que possível lave as mãos depois de espirrar ou tossir. Uma boa ideia é carregar um gel de álcool para a higiene das mãos.
  • A discrição deve ser a norma quando se espirra ou tosse. Nada de fazer grandes ruídos.
  • Manda a prudência não emprestar o celular ou outros objetos pessoais nessa fase para evitar contaminação. Para evitar ser mal compreendido é só explicar o motivo.
  • Se estiver conversando e precisar tossir ou espirrar vire a cabeça para o lado, isso ajuda a poupar quem esta próximo de ser alvo da sua gripe.

 

De resto, o melhor é tomar um comprimido acompanhado de uma boa bebida quente e, se der, ficar assistindo televisão na cama.

                

 

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail