Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

07/03/2014 - 10h13

Polidez nas redes sociais faz parte das preocupações das empresas

Não é de hoje que a polidez no trato dos que participam das redes sociais faz parte da preocupação dos estudiosos, das escolas e universidades e é claro das empresas.

Isso é tão certo que existem espalhados na internet milhares de manuais com sugestões e conselhos sobre o que se deve ou não escrever, postar e falar quando interagindo nas redes sociais. E, esta coluna não foge dessa pretensão.

Cada um com os seus motivos, mas o que poucos se detém a refletir é o porque ser gentil e educado pode fazer diferença na percepção das pessoas com as quais  interagem nas redes sociais.

Para isso, é preciso entender que quando nos colocamos nas redes sociais, criamos um perfil que mostra apenas alguns aspectos da nossa personalidade e que queremos que as pessoas conheçam.

Por isso, nos mostramos, de modo geral, sorridentes, simpáticos e fazemos sempre alguma coisa nas quais as pessoas possam nos perceber com boa reputação, valorizados e queridos.

Criamos perante os outros uma série de valores sociais positivos, criamos uma “face”.

Face, segundo os estudiosos, são impressões que queremos dar para os outros a nosso respeito e que servem para reforçar nossos desejos mais explícitos ou não de sermos especiais.

Uma piadinha que correu pelo facebook é a confissão de alguém sobre o desejo de morar na rede. Segundo o post, lá todo mundo é feliz, ama os velhinhos, os animais, seus vizinhos, crianças, ecossistema e por aí vai.

O fato é que quando nos colocamos na rede também sofremos ameaças a todo instante de pessoas que podem quebrar as normas de interação ou de etiqueta.  Quando num post somos chamados a atenção por um deslize que cometemos, desrespeitados ou mesmo humilhados, perdemos a  “face” .

Sentimos que o que projetamos para ser visto pelos outros vai por água abaixo.  Se é verdade que o que queremos representar socialmente precisa ser legitimado pelos que interagem conosco, quando alguém tira sarro, desrespeita, fala mal ou humilha outra pessoa publicamente esta fazendo com que tudo aquilo que a pessoa construiu para ser mostrado pode perder o crédito.

Para resumir, ser educado e gentil deve fazer parte do mundo online, como faz parte ser educado e gentil no mundo offline.  Afinal, não somos um na vida presencial e outro na virtualidade, até onde se sabe, somos de verdade uma só pessoa e que por isso mesmo, precisa ser sempre educada.

ver mais dicas

Destaques

Currículo
Cuidado na sua redação
Carreira
A Escolha da Profissão
Sabe a diferença?
Recolocação, Outplacement , Headhunting e Coaching
Colunas
Daniela do LagoDaniela do Lago
Cezar TegonCezar Tegon
Eugenio MussakEugenio Mussak
Elaine SaadElaine Saad
Gutemberg de MacêdoGutemberg de Macêdo
Judith BritoJudith Brito
Licia Egger MoellwaldLicia Egger Moellwald
Luiz PagnezLuiz Pagnez
Boletim
Receba por e-mail o boletim do Emprego Certo

É necessário informar um e-mail