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24/02/2014 - 11h04

Etiqueta uma das preocupações da sustentabilidade

Há alguns anos ninguém perguntaria se sustentabilidade teria alguma coisa haver com etiqueta. Hoje, a conversa é outra. Nenhuma empresa que pretenda ter sucesso, ampliar seus negócios e marcar positivamente sua imagem junto aos seus clientes, deve abrir mão desses dois conceitos - sustentabilidade e etiqueta.

Para que qualquer atitude corporativa seja considerada sustentável é necessário, também, que seus colaboradores estejam imbuídos da idéia de que todo comportamento que cause impactos positivos ou negativos nos diferentes públicos da empresa, devem ser levados em consideração.

Etiqueta, é preciso lembrar, está ligada diretamente a tudo o que se refere à hospitalidade, boa educação, ética e moral e por isso mesmo, andam de mãos dadas com os preceitos da sustentabilidade.

No caso das empresas, é preciso que se amplie a visão de que apenas o planejamento e execução dos planos de ação, somados ao um excelente gerenciamento das operações dão conta de atender as necessidades impostas pelo mundo que vivemos hoje. Qualquer público envolvido com uma determinada organização quer sentir-se reconhecido, importante e tratado com polidez e honestidade.

Tratar bem a todos, ser gentil, prestativo e ético, colabora para que os públicos de uma organização sejam de antemão generosos com a imagem da empresa ou mesmo de uma pessoa.

Não são raros os relatos de dificuldade de relacionamento com as empresas, pouca disponibilidade dos que estão no atendimento ou até mesmo maus tratos e relaxo nas informações prestadas.

Para as empresas que não levam em consideração a importância da boa educação é o mesmo que se dar um tiro no pé. Um cliente que sentir-se mal recebido, destratado, desamparado ou humilhado pode colocar a perder um grande investimento.

Por isso, é necessário a preocupação não só com a “arquitetura” da imagem corporativa, mas também com a polidez de todos os que vão entrar em contato, os  públicos de interesse, sejam eles clientes, fornecedores, distribuidores, investidores, comunidade ou qualquer outro.

Ser educado e gentil não é prerrogativa de alguns quando o assunto é a imagem da organização. Deve ser regra e estar permeada na cultura de todos os colaboradores, de tal forma, que os que entrarem em contato com uma determinada empresa “sustentável” sintam-se bem e confortáveis.

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