Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Zootecnista

O ZOOTECNISTA é habilitado para atuar na produção animal; as principais áreas de atuação são: Nutrição e Alimentação, Forragens, Genética e Melhoramento, Reprodução, Manejo, Instalações, Higiene, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal e Administração Rural; fomenta produção animal; atua nas áreas comercial agropecuária, de biotecnologia e de preservação ambiental.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Zootecnista

O Zootecnista visa à preservação, utilização, desenvolvimento da produção e aumento da produtividade dos animais em conjunto com a conservação dos recursos naturais. Planejar, dirigir e realizar pesquisas, orientar a criação de animais domésticos, supervisionar exposições de animais, são algumas das obrigações de um profissional dessa área que possui conhecimentos em diversas áreas, desde economia à genética.

 

Graduação Necessária

 

Para exercer a profissão de zootecnista é necessário ser formado no curso superior de Zootecnia ou Agronomia ou Veterinária, que podem ser encontrados facilmente por todo o país, onde são abordadas matérias como: Química Geral e Analítica, Topografia Básica, Genética Aplicada à Zootecnia, Ecologia Agrícola, Biotécnicas de Reprodução Animal e Bioestatística,  além de ter de ser registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão foi regulamentada pela lei n°5.550, de 4 de dezembro de 1968, que concede o direito do exercício da profissão aos formados no curso superior de Zootecnia, Agronomia ou Veterinária, sendo necessário para o profissional com diploma estrangeiro o registro e revalidação do seu diploma no Brasil.

 

Especializações Possíveis

 

Existem inúmeras especializações no campo da Zootecnia, desde a criação de projetos para a produção animal, até a o desenvolvimento de dietas, podendo escolher entre vários focos de direcionamento de estudos e trabalho como as especializações em Administração de Propriedades Rurais, Melhoramento Genético dos Rebanhos, Manejo e Criação de Animais Silvestres, Prevenção de Enfermidades, Manejo de Pastagens.

 

Aptidões Desejadas

 

São aptidões desejáveis em um Zootecnista o poder comunicativo, organização, empenho e raciocínio espacial, além de estar em constante atualização e alinhado com as novas tecnologias e inovações.

 

Campos de Atuação

 

A zootecnia se divide em duas diretrizes de conhecimento: zootecnia geral, que permite o trabalho de fisiologia, melhoramento genético, anatomia, etologia, nutrição de animais; e a zootecnia especial, que abrange campos de atuação focados na criação de cada um dos animais domésticos ou silvestres visando tanto à preservação de espécies quanto a produção para comércio, como é o exemplo da bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura entre outros.

 

Certificações

 

Dentre algumas certificações encontram-se a de Orgânica para Consultores e Inspetores, onde são apresentadas as melhores normas para o mercado externo e a de Gestão de Recursos Pesqueiros.