Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Técnico em radiologia

O TÉCNICO EM RADIOLOGIA prepara pacientes, materiais e equipamentos para exames e radioterapia; presta atendimento aos pacientes fora da sala de exame, realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta. Mobiliza capacidades de comunicação para registro de informações e troca de informações com a equipe e com os pacientes.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Técnico em radiologia

Responsável por produzir imagens do corpo humano, o técnico em radiologia, é um profissional liberal na área de saúde que auxilia no diagnóstico de pacientes através da execução de exames em Raio-X. A atuação deste profissional vai além da programação e operação do sistema no momento do exame, cabendo a ele também preparar o paciente e tomar as devidas precauções quanto à segurança de todos os envolvidos, devido ao potencial prejudicial da radiação do aparelho.

 

Graduação necessária

 

Para se tornar um Técnico em radiologia, é necessário ter formação em um curso ou escola técnica de radiologia; o curso tem duração média de três anos, e é composto por aulas teóricas, práticas e estágios que abarcam temas como: Fundamentos da Radiologia, Processo de Trabalho com Saúde, Técnicas em Radiologia, Exercício Profissional e Radiodiagnóstico e Radioterapia. A maior parte dos métodos dos cursos gira em torno de análise de situações problemas, contextualizando os processos realizados.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão é regulamentada pela Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985, possui um Código de ética dos profissionais das Técnicas Radiológicas, Decretos, Leis, Manuais, Portarias, Regimentos e Resoluções que norteiam a profissão e os profissionais que a compõem. Todos estes documentos legais estão reunidos no CONTER (Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia), que junto aos Conselhos Regionais são os órgãos supervisores da ética profissional, visando ao aperfeiçoamento da profissão e à valorização do profissional.

 

Especializações Possíveis

 

Dentre as áreas em que o Técnico em Radiologia pode se especializar estão: operação do sistema em exames, pesquisa, segurança em aeroportos e ensino em radiologia.

 

Aptidões desejáveis

 

Dentre as aptidões necessárias para um Técnico em Radiologia estão: capacidade de observação, autocontrole, método, capacidade de trabalho em equipe e responsabilidade.

 

Campos de atuação

 

Caso o Técnico em Radiologia se especialize na operação do sistema em exames, ele pode atuar em hospitais, clínicas, pronto-socorros e casas de saúde, ou em laboratórios de radiologia, trabalhando especificamente com exames e resultados. Já se a especialização for em segurança nos aeroportos, o técnico irá atuar na fiscalização de bagagens e detecção de drogas e armas nos aeroportos. Outra possibilidade é a dedicação em pesquisa para o aperfeiçoamento de aparelhos e diagnósticos em centro de pesquisas técnicas e científicas. Há também a possibilidade de atuação em empresas de comercialização e de assistência técnica de máquinas de radiologia, nas quais o profissional se dedicará à parte técnica dos aparelhos. E, por fim, o profissional poderá transmitir o seu conhecimento em radiologia através do ensino em cursos ou escolas técnicas em radiologia.

 

Certificações

 

Para a atuação no mercado é necessário o certificado de um curso técnico reconhecido pelo MEC.