Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Serralheiro

O SERRALHEIRO recorta, modela ou trabalha de outra forma barras perfiladas de materiais ferrosos e não-ferrosos, utilizando ferramentas manuais comuns e especiais, mandris, gabaritos, máquinas operatrizes, instrumentos de medição, de traçagem e de controle, para fabricar esquadrias, portas, grades, vitrais e peças similares.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Serralheiro

Sinônimos:

  • Oficial serralheiro
  • Ajudante de serralheiro
  • Ajudante de serralheria
  • Serralheiro meio oficial
  • Serralheiro artístico
  • Auxiliar de serralheiro
  • Serralheiro montador
  • Serralheiro industrial
  • Auxiliar de serralheria

O Serralheiro é o profissional que utiliza técnicas manuais e mecanizadas, através do seu conhecimento técnico, para realizar a produção, montagem e reparação de esquadrias, ou seja, ele produz portões, janelas e coberturas em estrutura metálica. Ele é responsável pelos processos de corte, furação e solda de metal (ferro ou alumínio) e de madeira.

 

Graduação necessária

Não há graduação necessária para se tornar um serralheiro. Entretanto, os cursos profissionalizantes ofertados para essa área exigem ensino fundamental completo ou em andamento. Entre eles, o Curso básico de Serralheria, com em média 150 horas de duração, Curso de Desenho de Esquadrias de Alumínio, que abordará geometria, desenho arquitetônico, conceito de projeto, planejamento de materiais, desenhos de usinagens etc.. Possui duração média de 235 horas.

Regulamentação da Carreira

Não há regulamentação da Carreia de Serralheiro.

 

Especializações Possíveis

Não há especializações possíveis para o Serralheiro.

 

Aptidões desejáveis

 

As aptidões desejáveis de um Serralheiro são: possuir habilidade para o manuseio de diversas ferramentas relacionadas ao processo de produção das peças, criatividade para realizar constantes inovações, tanto em relação ao processo produtivo quanto ao produto final a ser ofertado e capacidade de liderança, ou seja, estar apto a coordenar uma equipe de profissionais da área.

Campos de atuação

O mercado de trabalho para o Serralheiro é bastante amplo e necessita de profissionais capacitados para suprir as suas demandas. Esse ramo é uma atividade em crescimento contínuo.

A maioria das serralherias trabalha por ordem de serviço, ou seja, através de encomendas, sendo que grande parte dos seus consumidores são de pessoas físicas. É uma área profissional que pode ser desempenhada por conta própria, dando uma maior rentabilidade para o profissional. A sua área de atuação vai desde a residencial, com conhecimentos básicos de serralheria, até a área industrial, onde o profissional precisa realizar leituras e interpretações de desenho técnico mecânico e processar montagens de estruturas metálicas. Também pode atuar como Serralheiro Artístico, trabalhando com processo de produção de deslizantes e pivotantes, grades, portões e basculantes.

 

Certificações

Não há certificações para o Serralheiro.