Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Secretária executiva

A SECRETÁRIA EXECUTIVA assessora os executivos no desempenho de suas funções, gerenciando informações, auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos. Coordena e controla equipes (auxiliares de secretária, office-boys, copeiras, motoristas) e atividades; controla documentos e correspondências. Atende clientes externos e internos; organiza eventos e viagens e prestam serviços em idiomas estrangeiro.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Secretária executiva

Sinônimos:

  • Secretária trilíngüe
  • Secretária executiva bilíngue
  • Assistente executiva
  • Secretária de diretoria
  • Assessora executiva
  • Secretária bilíngue

A Secretária Executiva é a profissional que faz a assessoria de executivos na realização do seu trabalho. Cabe à Secretária Executiva elaborar documentos, atender pessoas (clientes, fornecedores, funcionários), controlar a correspondência, interpretar e redigir documentos, gerenciar informações, organizar eventos, supervisionar o trabalho, acompanhar reuniões, arquivar documentos e gerir suprimentos. É a principal responsável pelo planejamento e a organização do ambiente de trabalho.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de Secretária Executiva, é necessário um curso superior em Secretariado Executivo, que pode ser tanto tecnológico quanto um bacharelado. O primeiro, com duração média de dois anos, e o segundo de quatro. No bacharelado, o curso é mais voltado para as tarefas administrativas, financeiras, de marketing e recursos humanos. Já o curso tecnológico engloba os processos de automação do escritório e da assessoria para diretores e executivos. No curso, a aluna entrará em contato com disciplinas como responsabilidade social, desenvolvimento organizacional, ética e administração.

É muito importante para os profissionais da área o domínio de língua estrangeira, de preferência inglês.

 

Regulamentação da carreira

 

A profissão é regulamentada de acordo com a Lei Federal nº 9.261, sancionada em 10/01/1996, que estabelece as funções da secretária executiva, bem como seus direitos e obrigações.

 

Especializações possíveis

 

O profissional pode optar por especializações como Master Business for Secretaries (MBS), que tem como objetivo a Gestão de Negócios aos profissionais que almejam nível de excelência nas suas habilidades e competências; e Assessoramento Empresarial, capacitando para assessorar com eficiência nos segmentos empresarial, governamental e político.

 

Aptidões desejáveis

 

A secretária executiva deve ser dinâmica, proativa, discreta e organizada. Deve possuir boa capacidade de comunicação e retórica, além de paciência para lidar com situações de conflito e estresse.

 

Campos de atuação

 

A secretária executiva pode atuar como consultora autônoma ou pode assessorar executivos dentro das empresas. A maioria das vagas concentra-se nas grandes capitais, tanto no setor de serviços quanto no setor público. A demanda por secretárias bilíngues ou trilíngues é alta, principalmente em empresas multinacionais. Outro segmento de destaque é o de trabalhos online, em relação a escritórios virtuais e educação corporativa.

 

Certificações

 

Não há certificações para Secretária Executiva.