Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Sapateiro

O SAPATEIRO confecciona calçados de couro ou de outros materiais, cortando e montando suas partes, e dando-lhes o formato necessário com a ajuda de instrumentos manuais e mecânicos, para atender a encomendas recebidas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Sapateiro

O sapateiro é o profissional responsável pelo conserto de calçados, bolsas, celas, cintos carteiras entre outros materiais, e é responsável também pela sua fabricação artesanal. Com a industrialização do processo produtivo a criação de sapatos se reduziu e algumas pessoas ainda buscam sapateiros para a produção de sapatos visando a exclusividade. Já o conserto é muito comum, pois com o desgaste dos calçados advindos de fábricas, as pessoas buscam os sapateiros para reparar os danos, ao invés de comprar novos sapatos.

 

Graduação necessária

 

Para atuar como sapateiro não se exige uma graduação, pois na maioria dos casos o sapateiro aprende a atuar com um indivíduo mais antigo na profissão através da prática. Atualmente, empresas de formação profissional oferecem cursos para o exercício dessa profissão. As aulas do curso variam entre presenciais, por mídias (DVDs, CDs etc.) e à distância.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão de sapateiro não é regulamentada.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias ao sapateiro.

 

Aptidões desejáveis

 

O gosto pela profissão é fundamental para a atuação com excelência, além de habilidade técnica. O sapateiro deve ser um profissional organizado, com boa coordenação motora, sociabilidade, dinamismo, responsabilidade e criatividade.

 

Campos de atuação

 

O sapateiro pode atuar como profissional autônomo no conserto e fabricação. Esta é uma carreira que se retrai ao longo do tempo devido à expansão da produção industrial de sapatos em detrimento da criação artesanal.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias ao sapateiro.