Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Salva-vidas

O SALVA-VIDAS responsável por evitar afogamentos e assim preservar a vida de quem se vê envolvido em uma situação crítica no mar, em rios ou piscinas. Sua atuação geralmente é em praias mais frequentadas e/ou perigosas, para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por animais como águas-vivas ou tubarões. A vigência do serviço pode ser permanente ou restringida à época balnear.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Salva-vidas

Esse profissional tem a função de resgatar banhistas nas praias que estejam em situação arriscada no mar, como em casos de afogamentos, presença de tubarões e outros animais perigosos. Os salva-vidas também podem atuar em rios e piscinas auxiliando em casos de afogamentos. Comumente, trabalha onde há grande quantidade de banhistas juntos, como em clubes bastante frequentados e praias movimentadas ou com presença iminente de perigo.

 

Graduação necessária

 

A atuação como salva-vida requer o ensino fundamental. Quando admitidos estes profissionais recebem um treinamento específico para o local onde irão atuar e como nadar de forma adequada para ajudar em um salvamento. O treinamento permite que o salva-vidas tenha a dimensão da importância de seu trabalho para a manutenção de uma vida, e como o tempo é fundamental aliado nessa luta.

 

Regulamentação da Carreira

 

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o reconhecimento do trabalho do salva-vidas com texto substitutivo ao PL 1685/03, de autoria de Laura Carneiro. A Comissão prevê que o profissional seja maior de idade, gozando de boa saúde e habilitado num curso de formação na área. Além de possuir a conclusão do ensino fundamental.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias ao salva-vidas.

 

Aptidões desejáveis

 

Para trabalhar como salva-vida é importante ter força e disposição corporal, como boa respiração, velocidade e condicionamento físico adequado. Dentre esses fatores, a concentração e a paciência também contribuem para o desempenho da função, que exige muita responsabilidade e capacidade para trabalhar em equipe.

 

Campos de atuação

 

O profissional pode trabalhar em praias, auxiliando e orientando banhistas. Nas piscinas de clubes e condomínios, evitando riscos aos usuários. Em rios, orientando também frequentadores. É uma profissão estável que se inova apenas nas ferramentas usadas, mas sua base é a prevenção.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias ao salva-vidas.