Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Psicólogo

O PSICÓLOGO procede ao estudo e à análise dos processos intra e interpessoais e nos mecanismos do comportamento humano, elaborando e ampliando técnicas psicólogicas, como teste para determinação de características afetivas, intelectuais, sensoriais ou motoras, técnicas psicoterápicas e outros métodos de verificação, para possibilitar a orientação, seleção e treinamento no campo profissional, no diagnóstico e na identificação e interferência nos fatores determinantes na ação do indivíduo.

+ ver mais
2 anúncios encontrados VER: Detalhes | Lista
 

Psicólogo (1 vaga)

Publicado em 16/12/2014
Ensino superior em Psicologia. Experiência na área da educação. Atuará com foco na área de educação infantil e adolescentes, para trabalho externo junto as escolas. Disponibilidade de horário. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
GRUPO SER
Cidade:
  • SAO PAULO/SP (1)
 

Psicólogo organizacional (1 vaga)

Publicado em 10/11/2014
Ensino superior completo em Psicologia. Experiência na função. Planejamento estratégico. Treinamento e desenvolvimento para gestores. Acompanhamento de colaboradores Endomarketing. Regime de contratação CLT (Efetivo). Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
VIAÇÃO SIDON
Cidade:
  • BELO HORIZONTE/MG (1)
 

Psicólogo

Sinônimos:

  • Psicólogo hospitalar
  • Psicólogo organizacional
  • Psicoterapeuta

O Psicólogo é um profissional formado em Psicologia, ciência que se dedica a estudar o indivíduo em sua essência, que através de uma análise de atitudes, pensamentos e dos mecanismos mentais do paciente, o ajuda a descobrir a causa dos seus problemas, comportamentos inadequados e conflitos com os outros e consigo mesmo. Existem diversas linhas teóricas da Psicologia como a Psicanálise, a Psicologia Existencial-Humanista, o Psicodrama, a Psicologia Comportamental, entre outras.

 

Graduação necessária

 

Para ser psicólogo é preciso obter formação superior em Psicologia. Existem três modalidades para o curso, sendo elas bacharelado, licenciatura e formação do psicólogo, tendo duração de quatro anos para o bacharelado e cinco anos para a licenciatura e a formação do psicólogo, possuindo uma média de dez períodos. Possui matérias como: Estatística, Sociologia, Antropologia, Fisiologia, Psicologia Geral, Psicopatologia, História da Psicologia e Análise Experimental do Comportamento.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão do Psicólogo foi regulamentada pela Lei nº 4119, de 27 de agosto de 1962, que também dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia. Até 1974, o exercício da profissão exigia o registro prévio no Ministério da Educação e Cultura. Em 1971, a Lei nº 5766 criou o Conselho Federal de Psicologia e os correspondentes Conselhos Regionais, com o objetivo de fiscalizar o exercício profissional. É necessário o registro no Conselho Regional de Psicologia para o exercício da profissão.

Pela Resolução nº 04/74, de 1º de julho de 1974, resolveu o Conselho Federal de Psicologia adotar a definição de Psicólogo da Organização Internacional do Trabalho (O.I.T.), como caracterização básica da profissão.

 

Especializações Possíveis

 

Dentre as áreas de especialização possíveis estão: Psicologia escolar, Psicologia organizacional e do trabalho, Psicologia de trânsito, Psicologia jurídica, Psicologia do esporte, Psicologia clínica, Psicologia hospitalar, Psicologia do comportamento, Psicologia Comunitária, Psicopedagogia e Psicomotricidade.

 

Aptidões desejáveis

 

Dentre as aptidões necessárias para exercer a profissão de psicólogo estão: o gosto pela proximidade às pessoas, possuir empatia, ser paciente, ter autoconhecimento para não se envolver com os problemas dos pacientes, ser ponderado, gostar de ajudar o outro a superar dificuldades, ser pacífico, calmo, ter sensibilidade e ser observador.

 

Campos de atuação

 

O Psicólogo pode atuar em clínica ou consultório, podendo trabalhar com uma equipe de diversos profissionais da saúde ou individualmente através da Psicoterapia; em escolas públicas ou privadas, atuando junto aos professores, alunos e comunidade escolar; em empresas, juntamente com o setor de Recursos Humanos; em ações educativas e transformadoras junto a indivíduos que em contínua interação fazem parte do trânsito; junto à justiça no acompanhamento de processos jurídicos como crimes e adoção. O profissional também promove a saúde, a comunicação, a liderança e a melhora no desenvolvimento esportivo do atleta ou da equipe esportiva que acompanha; em empresas de comunicação, auxiliando a identificar padrões nos consumidores e no auxílio ao lançamento de campanhas publicitárias para que atinjam diretamente o público alvo.

O mercado de trabalho é amplo, porém acaba saturando-se devido aos inúmeros profissionais formados. Surgem mais oportunidades para os profissionais em empresas, sendo essa uma área em crescimento atualmente, principalmente em empresas de comunicação. É necessário talento para se destacar na área.

 

Cerificações

 

Não há certificações necessárias ao Psicólogo.