Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Professor de inglês

O PROFESSOR DE INGLÊS leciona inglês e literaturas da língua inglesa em escolas de idiomas, cursos de ensino técnico ou superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia, orientando práticas de laboratório e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para possibilitar aos alunos o esmero na comunicação e expressão.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Professor de inglês

Sinônimos:

  • Instrutor de inglês
  • Professor de língua inglesa
  • English teacher
  • Professor de literatura inglesa

Professor de Inglês é o profissional que trabalha na área da educação e do ensino, ministrando aulas de língua inglesa, seja na educação infantil, no ensino fundamental, médio, superior e nos cursos de línguas. O professor de idioma tem o objetivo de transmitir seus conhecimentos acadêmicos (gramática e pronúncia) do idioma para seus alunos, que, por sua vez, devem procurar absorver os conhecimentos passados e exercitá-los. É também responsabilidade do professor tirar dúvidas sobre as aulas e ajudar e acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos durante o curso.

 

Graduação necessária

 

A graduação exigida para exercer este cargo dependerá do nível de ensino. O professor de inglês deve ser formado no ensino superior no curso de licenciatura (com ou sem bacharelado) com formação em Língua Inglesa, basicamente. O ensino em faculdades e universidades exigirá maior formação, assim o professor deverá possuir especializações, pós-graduações, mestrado e doutorado, preferencialmente feitos em outro país, de língua inglesa, para que o mesmo tenha histórico de convívio em outras culturas.

Em cursos de idiomas de baixo nível ou aulas particulares, há a possibilidade de um professor não ser formado em nível superior, podendo ter somente experiência de intercâmbio e estudos autodidatas e/ou ter feito curso avançado de inglês, o que é raro e não recomendado, pois, a formação em faculdade é ampla e fornece ao profissional um conhecimento geral e posteriormente específico.

 

Regulamentação da Carreira

 

Esta profissão não é devidamente regulamentada, embora seja reconhecida como ocupação pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Especializações Possíveis

 

As especializações possíveis a um professor da língua inglesa são basicamente o aprofundamento dos conhecimentos de traduções (literárias e outras) e das culturas estrangeiras, para uma maior compreensão dos textos por parte do profissional, quanto à forma de linguagem, gírias e expressões regionais, além de cursos de educação/pedagogia, caso o mesmo não tenha se formado em curso de Licenciatura.

 

Aptidões desejáveis

 

O ensino da língua inglesa exige que o profissional se interesse pela pedagogia e pelos métodos de aprendizagem e formas de lecionar. É desejável, também, que este profissional esteja sempre interessado em evoluir e se desenvolver através de cursos, leituras, congressos e especializações.

 

Um professor de inglês deve ter boa gesticulação e ser responsável evidentemente, pois trabalha com pessoas, logo, necessita também de muita paciência e possuir uma metodologia de ensino moderna e eficaz.

 

Campos de atuação

 

Um professor de inglês trabalha no campo da educação, mas dentro deste existem diversas ramificações que variam de acordo com o propósito e o nível deste.

 

O professor poderá ensinar a língua inglesa desde a pré-escola, até a universidade, para graduandos, mestrandos e doutorandos.

Há também a possibilidade do ensino em cursos de idiomas, destinados a pessoas de todas as idades. Alguns professores trabalham de forma exclusiva atendendo clientes mais favorecidos economicamente, dando aulas particulares em suas residências.

 

Certificações

 

Não há certificações obrigatórias para comprovar a qualidade do ensino ou nível de domínio da língua inglesa de um professor, embora existam alguns certificados ligados a instituições estrangeiras renomadas (exemplo do TESOL da ILAC em Toronto ou Vancouver).