Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Orientador educacional

O ORIENTADOR EDUCACIONAL atua em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabiliza o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Orientador educacional

Sinônimos:

  • Orientador escolar

O Orientador educacional trabalha com os alunos em instituições de ensino. Ele presta assistência aos alunos durante seu processo de aprendizagem dentro da escola, trabalha em conjunto com professores, coordenadores e pais. Junto com os professores, ele é responsável por acompanhar os estudantes e tomar atitudes com relação ao comportamento dos mesmos, com a escola, apresentando e realizando projetos pedagógicos, e com os pais, trabalha dando orientação. O orientador educacional é o profissional capaz de fazer a comunicação entre a instituição de ensino, os alunos, os pais a fim de garantir um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo.

 

Graduação Necessária

 

Para exercer a profissão é necessária a formação superior em Pedagogia ou pós-graduação em Orientação educacional. Além de pedagogos, outros profissionais como o Psicólogo, e Professores podem trabalhar com orientação educacional.

 

Regulamentação da Carreira

 

A regulamentação da profissão data de 21 de dezembro de 1968, pela Lei nº 5.564. Seu artigo 1º versa sobre as tarefas do Orientador Educacional. Em seu Art. 8º, diz que são atribuições privativas do Orientador Educacional: a) Planejar e coordenar a implantação e funcionamento do Serviço de Orientação Educacional em nível de: 1 - Escola; 2 - Comunidade.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias para Orientador Educacional.

 

Aptidões Desejáveis

 

Para um Orientador Educacional é necessário, em primeiro lugar, prazer em trabalhar com os processos de educação e ensino. Como ele pode trabalhar com crianças, adolescentes, jovens e adultos, é necessário ter desenvoltura no contato com estes grupos. É necessário também que goste de trabalhar com estes grupos, que saiba comunicar-se com eles e com os pais. O orientador Educacional deve ser um profissional que saiba articular as ideias e criativo para propor métodos e práticas de ensino.

 

Campos de Atuação

 

O Orientador Educacional pode atuar no planejamento, coordenação, implantação e funcionamento do serviço de Orientação Educacional em nível de escolas e comunidade. Ele pode trabalhar em sala de aula, coordenação e direção de instituições de ensino, ou atuar em serviços públicos fazendo acompanhamento dos sistemas de ensino, orientação e avaliação dos mesmos.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Orientador Educacional.