Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Operador de máquinas

O OPERADOR DE MÁQUINAS maneja diversos tipos de máquinas automáticas ou semi-automáticas, previamente preparadas para trabalhos em série, atuando nos controles de partida, de parada de alimentação e produção, para cortar, fresar, tornear, furar e retificar metais e peças mecânicas.

+ ver mais
1 anúncio encontrado VER: Detalhes | Lista
 

Operador de máquinas (1 vaga)

Publicado em 19/02/2015
Precisamos de pessoa com experiência no manuseio em máquinas de estopa. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • SAO PAULO/SP (1)
 

Operador de máquinas

Sinônimos:

  • Auxiliar de operador de máquinas

O Operador de Máquinas atua em atividades ligadas às indústrias metal-mecânicas. Ele trabalha com a operação de máquinas-ferramenta como fresadoras, tornos mecânicos, furadeiras e afiadoras, de comando manual e computadorizado, usadas para produção em série de peças mecânicas, podendo, por exemplo, cortar, polir, e furar tais materiais. Entre as principais funções desse profissional estão: ler e interpretar desenhos técnicos e dados relacionados ao material a ser usinado, efetuar cálculos visando preparar a máquina de acordo com a função a ser executada com ou sem o auxílio do controle numérico computadorizado (CNC) e garantir que a produção das peças siga um padrão de ângulos, formas e dimensões.

 

Graduação Necessária

 

Não há graduação para a carreira de Operador de Máquinas, mas é requisitado ensino fundamental completo e um curso de qualificação profissional. Esses cursos oferecem conteúdos gerais e específicos da área, incluindo matemática, física, química, leitura e interpretação de desenho mecânico, programação do controle numérico computadorizado e operação de máquinas-ferramenta.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para carreira de Operador de Máquinas.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias para Operador de Máquinas.

 

Aptidões desejáveis

 

É desejável para o Operador de Máquinas saber lidar com os conhecimentos da área de exatas e ter calma, atenção e frieza para ser preciso ao trabalhar com os equipamentos.

 

Campos de atuação

 

Um profissional dessa área pode atuar trabalhando com diversos equipamentos, que exigem alguns conhecimentos específicos entre eles, especialmente aqueles que se referem à maquina em si. Destacam-se as operações com mandriladora, torno mecânico, fresadora, furadeira e retificadoras.

 

Certificações

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) promove o Programa Nacional de Certificação de Operadores de Máquinas e Equipamentos, visando à competência profissional dos profissionais da área para atender à demanda dos setores mínero-siderúrgico e metal-mecânico. Os profissionais são avaliados quanto seus conhecimentos e habilidades na operação de máquinas e equipamentos através de exames escritos e/ou práticos.