Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Operador de guindaste

O OPERADOR DE GUINDASTE opera um guindaste fixo provido de um braço basculante (lança), acionando seu motor e atuando sobre as alavancas de comando, para içar e deslocar cargas diversas. Pode operar também guindaste montado sobre rodas ou esteiras e que pode deslocar-se por sua própria força motriz, acionando-o e dirigindo-o para os locais desejados e manipulando os mecanismos de elevação.

+ ver mais
1 anúncio encontrado VER: Detalhes | Lista
 

Operador de guindaste (2 vagas)

Publicado em 15/09/2014
Curso de Operação de Guindaste. Atuará na operação e condução de guindaste. Atender as solicitações, verificar as máquinas e demais atividades. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
MAQPRO
Cidade:
  • BAURU/SP (1)
  • RIBEIRAO PRETO/SP (1)
 

Operador de guindaste

Sinônimos:

  • Operador de guindaste móvel

O operador de guindaste é o profissional responsável pelo controle operacional e direcionamento do guindaste, que é um equipamento utilizado para a elevação e movimentação de materiais pesados, comumente empregado em locais nos quais se exige grande mobilidade no manuseio de cargas. O operador de guindastes fica situado em uma cabine suspensa de onde recebe, geralmente via rádio, as instruções de um profissional chamado de sinaleiro, indicando a movimentação a ser feita pelo operador.

 

Graduação necessária

 

Para seguir a carreira de operador de guindaste é necessário possuir ensino médio completo e um curso básico de qualificação profissional em operação de guindaste, que tem duração média de três semanas. Nesse curso o estudante terá contato com disciplinas voltadas para a operação da máquina e segurança no trabalho, como Identificação das Partes da Máquina, Amplitude dos Movimentos do Guindaste, Operações com Guindaste, Normas de Segurança e Controles e Componentes do Guindaste.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de operador de guindaste.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações para a carreira de operador de guindaste.

 

Aptidões desejáveis

 

O operador de guindaste deve possuir autocontrole e saber obedecer às sinalizações. Para esse profissional é importante evidenciar alta coordenação motora, atender as normas de segurança, prezar por limpeza e organização, ser disciplinado e responsável, além de prezar sempre pela qualidade do serviço prestado.

 

Campos de atuação

 

O exercício da profissão de operador de guindastes pode ser aplicado a indústrias, construções civis, portos e aeroportos e terminais de transportes. O operador de guindaste também pode trabalhar em situações pontuais que exijam transporte de grandes cargas, como, por exemplo, na montagem de estrutura de grandes eventos.

 

Certificações

 

Não há certificações para operador de guindaste.