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Ombudsman

OMBUDSMAN preserva e protege os direitos do cidadão, avaliando os produtos dos meios de comunicação, sob os aspectos éticos, educativos e artísticos, podendo realizar sua classificação indicativa e qualitativa. Preserva os direitos do autor, analisando, arrecadando e distribuindo direitos autorais.

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Ombudsman

Sinônimos:

  • Ouvidor

Este profissional tem por função ouvir reclamações, elogios e ponderações dos clientes de uma empresa, com a finalidade de levá-los ao setor administrativo. Em instituições públicas, o ombudsman é conhecido como ouvinte. Ele atua basicamente como um contato direto entre empresas ou órgãos públicos e as pessoas para quais prestam serviço. Essa intermediação ajuda a melhorar a imagem da instituição que passa a ouvir seu público e interfere no número de reclamações judiciais.

 

Graduação necessária

 

Não há cursos específicos para trabalhar no ramo, atualmente profissionais de diferentes áreas, como jornalistas, advogados e psicólogos, exercem a função. A ABO (Associação Brasileira de Ombudsman) promove cursos que auxiliam no desempenho dos profissionais, podendo ser feito por qualquer pessoa interessada.

 

Regulamentação da Carreira

 

 

A profissão de Ombudsman não é regulamentada. Mas, existe a ABO, que agrega os profissionais da área, representa-os perante a Constituição e procura difundir a atuação do ombudsman nos setores públicos e privados.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias ao Ombudsman.

 

Aptidões desejáveis

 

Para se estabelecer como bom atuante na área é imprescindível que o profissional saiba ouvir com atenção as colocações do público, além de estabelecer boas relações pessoais. O dinamismo e conhecimentos gerais contribuem muito para o exercício da profissão.

 

Campos de atuação

 

No Brasil, o campo de atuação desse profissional ainda está em expansão, muitas empresas têm se preocupado com as reclamações de seus clientes, o que reflete significantemente em suas imagens. Outro fator estimulante é o fato das pessoas se preocuparem em reclamar seus direitos, assim como mostrar para as empresas ideias e conceitos para a melhoria de produtos e serviços oferecidos. Por conta disso, a profissão de ombudsman tem crescido no país. No setor privado, as empresas de grande e médio porte têm investido na carreira de ombudsman contratando profissionais para atender a demanda de seus clientes.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias ao Ombudsman.