Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Museólogo

O MUSEÓLOGO organiza, amplia e conserva, em um museu, coleções de objetos de caráter artístico e outras peças de igual valor e interesse, adotando sistemas específicos de catalogação, classificação, manutenção e divulgação, para facilitar a exposição do acervo, possibilitar o controle das peças, auxiliar pesquisadores em suas consultas e despertar maior interesse no público.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Museólogo

O museólogo é o profissional responsável pela administração, manutenção e organização dos acervos de museus, além da realização de eventos no mesmo. Este profissional estuda as interações entre homem, cultura e natureza, e é de fundamental importância para a organização dos museus, onde ficam guardados artefatos que compuseram a história humana.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão é necessária graduação superior em Museologia. O curso possui duração de quatro anos e são abordadas matérias como Introdução à Museologia, Memória e Patrimônio, História dos Museus, Comunicação em Museus, entre outras, além de seminários temáticos.

Existem cursos de especialização em museologia, porém o profissional não é reconhecido como museólogo, e não tem direito ao registro profissional.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão é regulamentada pela lei Lei Nº 7.287, de 18 de Dezembro de 1984, que dispõe sobre o desempenho das atividades de museólogo, e constitui objeto da profissão de museólogo qualquer uma de suas modalidades.

A profissão possui um Conselho Federal de Museologia, criado pela Lei nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984. O conselho é uma instituição de personalidade jurídica de direito privado, por delegação do poder público, com autonomia técnica, administrativa e financeira, e tem por finalidade, como órgão de instância superior a orientação, a disciplina e a fiscalização do exercício da profissão de Museólogo.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias para museólogo.

 

Aptidões desejáveis

 

Um bom museólogo deve possuir capacidade de análise, concentração, observação, organização, facilidade em lidar com objetos frágeis, sensibilidade aguçada, além de curiosidade, e gosto pelo estudo e pela história.

 

Campos de atuação

 

O museólogo pode trabalhar em museus, instituições e centros culturais, galerias de arte, centros de pesquisa, ou qualquer instituição relacionada à difusão do patrimônio cultural.

Existem outros campos da museologia, como por exemplo o da educação, onde o profissional é responsável por fomentar a valorização dos aspectos culturais através de palestras; o de administração, trabalhando na organização e administração de exposições, juntamente com historiadores ou artistas; o da conservação, prezando pela conservação do ambiente e manutenção de peças; e o da aquisição, fazendo aquisições de peças para instituições ou coordenando o intercâmbio de peças e acervos arrecadados.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para museólogo.