Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Montador

O MONTADOR constrói peças para máquinas e aparelhos e acessórios em linha de montagem. Organiza o local e revisa instruções de trabalho. Faz manutenção preventiva em ferramentas. Confecciona e especifica peças de montagem. Monta máquinas e aparelhos eletrônicos. Preenche relatórios, notas, requisições e laudos técnicos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Montador

Sinônimos:

  • Auxiliar de montagem
  • Ajudante de montagem

O montador é, basicamente, o profissional responsável pela montagem, construção, teste, inspeção e reparo de peças, máquinas e aparelhos a partir da leitura de um projeto, sendo que pode atuar nos mais diferentes segmentos. O montador precisa garantir que o trabalho seja realizado de acordo com o que está projetado.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão é preciso concluir o ensino fundamental e fazer um curso básico de qualificação profissional, de acordo com a área pretendida. A carga horária do curso também é relativa, de acordo com a especialidade, girando em torno de 400 horas/aula. Contudo, é importante ressaltar que, a depender do segmento em que o profissional vai atuar, e principalmente, da empresa contratante, o montador terá mais oportunidades de emprego se tiver concluído o ensino médio. Independente do campo de atuação recomenda-se que o profissional faça um curso de segurança no trabalho, para evitar acidentes. Também é indicada a realização de um curso de aperfeiçoamento de matemática aplicada.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação da profissão de Montador.

 

Especializações possíveis

 

Não há especialização necessária para Montador.

 

Aptidões desejáveis

 

O profissional de montagem precisa conhecer estruturas e ferramentas; possuir capacidade para interpretar manuais, especificações, esquemas, projetos e desenhos; ter uma visão espacial e noções de medida. Deve ter agilidade manual e coordenação motora, o que facilita o trabalho. É preciso ter organização e zelo pelas máquinas, ferramentas e equipamentos, garantindo o seu bom funcionamento e evitando acidentes de trabalho e prejuízos à empresa. O montador precisa saber ouvir e trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas. Além disso, o montador deve constantemente manter-se atualizado sobre os novos equipamentos e tecnologias.

 

Campos de atuação

 

O profissional pode atuar em empresas privadas, o que é mais comum, ou prestar serviços particulares. Pode trabalhar na montagem de móveis, máquinas, veículos (aviões, carros, navios), instrumentos, motores, andaimes, estruturas de concreto armado, equipamentos eletrônicos e torres de telecomunicação. O montador de móveis pode trabalhar em lojas do ramo, mas a maioria dos montadores está inserida nas fábricas e indústrias. Existem também os que trabalham no segmento da construção civil, por exemplo, os montadores de andaime. Essa área é promissora, tendo em vista o crescimento significativo no número de construções nas cidades brasileiras e a consequente demanda por profissionais capacitados.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Montador.