Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Modelo

O modelo é utilizado em campanhas publicitárias para passar mensagem de beleza, poder e eficiência. É o profissional que se utiliza da sua imagem para vender roupas, calçados, jóias, carros, entre outros produtos, ou para a realização de fotografias, pinturas, esculturas e desenhos. Há séculos, os modelos eram utilizados em pinturas para retratar momentos da história de seus povos e figuras religiosas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Modelo

Sinônimos:

  • Modelo publicitário
  • Modelo de modas

São os principais tipos de modelos: o modelo fotográfico, que trabalha em campanhas com foto, muitas vezes por não possuir a estatura necessária para desfilar; o modelo de passarela, que trabalha em desfiles de moda e o modelo fashion, que faz as duas funções. Dá-se o nome de Top Model ou Super Modelo, aos modelos mais famosos e bem pagos do mundo.

 

Graduação Necessária

Para seguir a profissão de modelo não existe escolaridade mínima, porém para ter uma carreira de sucesso é necessário que o modelo possua no mínimo o ensino médio completo e saiba falar outros idiomas. Existem cursos para a formação de modelos, em que são ensinadas disciplinas como história da moda e termos utilizados pelos profissionais dessa área, além de dicas para a carreira, etiqueta, cabelo (tipos de cabelos, cortes, cuidados e situações), alimentação, produção (roupas), fotos, comunicação e comportamento. Os cursos também fornecem dicas para castings (desfiles, workshops, catálogos, Eventos e TV), passarela e desfile de encerramento, e auxiliam a compreender a relação entra a Internet e a moda. Cursos de modelo podem ser encontrados com facilidade por todo o país, e o custo costuma ser caro. O material básico de trabalho: book e composite são essenciais nessa carreira.

 

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED), só considera habilitados os profissionais com cursos para modelos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, mas os empresários da área dão preferência pela beleza, carisma e talento da pessoa.

 

Regulamentação da Carreira

Não há regulamentação para a carreira de Modelo.

 

Especializações Possíveis

Não há especializações necessárias para Modelo.

 

Aptidões Desejáveis

Um modelo deve possuir aparência impecável (cuidar dos dentes, cabelos, alimentação e postura), ser bonito, ter carisma, ser educado, ter profissionalismo, persistência, agilidade, autocontrole, personalidade marcante e ser paciente, pois nesta profissão se gasta muito tempo com seções de fotos, desfiles e ensaios, o que torna o trabalho muito cansativo.

 

Existem algumas exigências para quem pretende seguir a carreira de modelo. Homens devem possuir altura mínima de 1,82m, corpo definido, não muito forte e com pouca porcentagem de gordura, ter entre 17 e 21 anos para iniciar a carreira e vestir manequim 38 ou próximo. Já as mulheres devem possuir altura mínima de 1,72m, e ter medidas de, no máximo, 90cm de quadril, 60cm de cintura e 90cm de busto. Corpo com curvas e pernas maiores que o tamanho do tronco, além de vestir manequim 38 ou próximo. Essas especificações dependem dos objetivos e interesses de quem contrata os modelos.

 

Campos de Atuação

O modelo pode atuar como modelo fotográfico ou em desfiles de moda, campanhas publicitárias, artes plásticas e apresentação de produtos ao vivo.

 

O mercado de trabalho busca cada vez mais pessoas que representem etnias, principalmente para trabalhos televisivos.

 

A profissão requer muito esforço e perseverança, pois o mercado é muito concorrido. Quem possui uma beleza exótica e carisma pode se destacar. Uma forma de ingressar no ramo é através de concursos de modelo, mas isso não assegura o sucesso profissional.

 

Certificações

Não há certificações necessárias para Modelo.