Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Modelista

O Modelista é o responsável por trazer para o papel as ideias do estilista, desenhando as partes que servirão de molde para compor a roupa. Ele dá início ao processo de formação da coleção, e orienta o desenvolvimento da peça, além disso, também é responsável por aconselhar o estilista quando suas criações fogem à realidade do que é possível produzir. A profissão é fundamental no mundo da moda, pois é o Modelista que faz a ligação entre o estilista e as costureiras que as produzem.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Modelista

Graduação Necessária

A graduação necessária para o exercício da profissão é o ensino médio completo, e o curso básico de qualificação em costura e modelagem, onde são ensinadas algumas técnicas, como: métodos de medidas; base de molde de blusas, vestidos, camisas e calças; modelar, cortar e costurar roupas masculinas e femininas; além de ensinar a tirar medidas do corpo humano.

 

Regulamentação da Carreira

Não há regulamentação da profissão de Modelista.

 

Especializações Possíveis

O Modelista pode se especializar com curso de Modelagem Industrial, que tem duração média de 100h e é oferecido por diversas escolas técnicas. No curso são ensinados: modelagem em malha e tecnologia; modelagem no sistema CAD (Computer Aided Design); modelagem tridimensional e modelagem em tecido plano.

 

Aptidões Desejáveis

O Modelista deve ser um profissional criativo e habilidoso, que entenda do mercado da moda, de tecidos, costura e que saiba fazer modelagem. Além de ter muita calma e saber lidar com geometria e medidas.

 

Campos de Atuação

O profissional trabalhará basicamente em oficinas de costura. O modelista atua em dois campos, na modelagem plana e na tridimensional ou moulage onde o modelo é montado no próprio corpo ou no manequim, enquanto a modelagem plana é específica da escala industrial.

 

O mercado para esta profissão é promissor e a mão de obra é escassa, o que torna fácil a absorção deste profissional pelo mercado.

 

Certificações

Não há certificações necessárias para Modelista.