Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Mineiro

O MINEIRO extrai, do fundo ou da superfície de uma mina, carvão, ferro e outras substâncias minerais, utilizando ferramentas, explosivos, vagonetes e outros equipamentos, para possibilitar a utilização industrial desses minerais.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Mineiro

O Mineiro é o profissional que analisa e explora o solo, retirando amostras de minerais sólidos como carvão, rochas, pedras preciosas e semipreciosas. Esses profissionais realizam a inspeção das operações de equipamentos, instalação de ferramentas e instrumentos e o desmonte mecânico, hidráulico e manual de rochas, além do transporte desses produtos.

 

Graduação necessária

 

Para atuar como Mineiro é necessário realizar um curso técnico em Mineração, que se divide em aulas teóricas e práticas com duração média de 1500 horas/aula, e em atividades de campo, com duração de quatro semestres e mais 240 horas de estágio. Tais cursos possibilitam conhecimentos em Filtragem Industrial, Secagem de minérios e Técnicas de beneficiamento de minérios.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há lei que regulamente a carreira de Mineiro, no entanto, a profissão consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que a caracteriza e discorre sobre suas funções.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações possíveis para a profissão de Mineiro.

 

Aptidões desejáveis

 

É fundamental que o Mineiro conheça e respeite a legislação e as normas de segurança no trabalho, tendo familiaridade com as ferramentas e maquinário que irá utilizar. É importante que esse profissional demonstre um bom relacionamento interpessoal e boa comunicação, para propiciar um ambiente de trabalho agradável, que saiba trabalhar sob pressão, desenvolvendo visão estratégica para solucionar possíveis problemas e que demonstre flexibilidade e segurança para tomar decisões.

 

Campos de atuação

 

O Mineiro pode atuar nos diversos ramos da Indústria de mineração, na indústria petrolífera, trabalhando em plataformas de extração, e em indústrias extrativas de carvão mineral e gás natural.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias à profissão de Mineiro.