Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Metrologista

O METROLOGISTA procede à fiscalização da utilização de medidas e instrumentos de medir, da grafia das diferentes unidades e do acondicionamento de mercadorias, e à aferição dos instrumentos de medição, valendo-se das atribuições do cargo e de instrumentos legais, utilizando equipamento e padrões próprios, para zelar pelos interesses do público consumidor e pelo que determina a legislação de pesos e medidas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Metrologista

O Metrologista é um inspetor de qualidade, responsável pela verificação de pesos e medidas de produtos e sua posterior liberação para venda. É papel deste profissional fiscalizar os instrumentos de medição, medidas e produtos, conforme a legislação, registrando esse processo e supervisionando as atividades metrológicas.

 

Graduação necessária

 

Para trabalhar como Metrologista é necessário realizar um curso técnico em Metrologia, que possibilita conhecimento em VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), conceitos metrológicos e interpretação de Certificados de Calibração. Tais cursos têm duração média de 40 horas/aula.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há lei que regulamente a carreira de Metrologista. No entanto, a profissão consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que a caracteriza e discorre sobre suas funções.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações possíveis para Metrologista, uma vez que a profissão em si constitui uma especialização para profissionais de áreas como Engenharia, Bioquímica, Farmácia, entre outras.

 

Aptidões desejáveis

 

O Metrologista deve apresentar bom raciocínio lógico, facilidade de concentração e conhecimento sobre a legislação higiênico-sanitária, de proteção ambiental e de segurança no trabalho. É indispensável também a esse profissional conhecimento aprofundado sobre o Sistema Internacional de Unidades (SI) e o Tratado Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).

 

Campos de atuação

 

O Metrologista pode atuar em metalúrgicas, siderúrgicas, indústria de ferramentaria, indústria de usinagem, indústria de autopeças, empresas de Engenharia, e nas mais variadas áreas, como Medicina, Aeroespacial, Automotiva, Química, Farmácia e Automação, tendo também destaque a atuação desse profissional na área de pesquisa.

 

Certificações

 

Não existem certificações necessárias à profissão de Metrologista.