Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Meio oficial serralheiro

O MEIO OFICIAL SERRALHEIRO auxilia na fabricação de peça, seleciona o material, as ferramentas e gabaritos, instrumentos de traçagem, de medição e de controle, seguindo o roteiro estabelecido, para assegurar bom rendimento do trabalho.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Meio oficial serralheiro

O Meio Oficial Serralheiro, também conhecido como Ajudante de Serralheiro, é o profissional responsável por auxiliar o Serralheiro a desempenhar suas funções. A serralheria é uma atividade que engloba o recorte e a modelagem de barras perfiladas de metais como o ferro galvanizado, o estanho, o latão e o alumínio, além de outros materiais, como a madeira. A manipulação desses materiais pode ser realizada tanto mecânica quanto manualmente, tendo como produto final, geralmente, a esquadria, que é um conjunto de peças que formam uma moldura, utilizado na fabricação de portas, grades, vitrais e peças similares.

 

Graduação necessária

 

Não há graduação necessária para o exercício da profissão de Meio Oficial Serralheiro, entretanto, há uma grande oferta de cursos profissionalizantes na área, como, por exemplo, o curso de serralheria básica. Neste curso o indivíduo aprende a desenhar e fabricar esquadrias de alumínio, além de manusear ferramentas como o maçarico. Para ingressar em um curso profissionalizante, que possui duração média de 150 horas, é necessário que o indivíduo tenha o ensino fundamental completo e idade superior a dezoito anos.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Meio Oficial Serralheiro.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para a profissão de Meio Oficial Serralheiro.

 

Aptidões desejáveis

 

Espera-se que um Meio Oficial Serralheiro tenha grande habilidade manual, para utilizar com destreza suas ferramentas de trabalho e produzir as peças com qualidade. Também é imprescindível que esse profissional tenha aguçada percepção visual para poder detectar possíveis falhas na peça produzida, além de grande resistência física, pois, enquanto ajudante de Serralheiro, há muito esforço físico realizado por ele.

 

Campos de atuação

 

O Meio Oficial Serralheiro atua principalmente em serralherias, mas também pode trabalhar na construção civil e na indústria, em áreas como a metalomecânica. Em serralherias, o profissional trabalha juntamente com o serralheiro, reparando e confeccionando peças metálicas.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Meio Oficial Serralheiro.