Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Meio oficial ferramenteiro

O MEIO OFICIAL FERRAMENTEIRO auxilia o ferramenteiro na execução da montagem e ajuste das partes componentes da peça, utilizando ferramentas manuais, instrumentos de medição e controle. Pode atuar na fabricação de matrizes para forjamento, estampagem, fundição a pressão, estiragem de cabos ou moldes a serem empregados na fabricação de produtos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Meio oficial ferramenteiro

O Meio Oficial Ferramenteiro auxilia o Ferramenteiro na construção e desenvolvimento de ferramentas e dispositivos de usinagem, além de executar o ajuste das partes componentes da peça, utilizando instrumentos de medição e controle. O trabalho desse profissional se divide em dois conjuntos de atividades: a ferramentaria de construção, em que trabalham os profissionais que executam projetos de máquinas especiais, equipamentos, ferramentas e dispositivos, e a ferramentaria de manutenção, na qual realizam consertos, reajustes e remanufatura dos equipamentos e utensílios fabricados pelo ferramenteiro de construção, principalmente em consequência do desgaste das peças.

 

Graduação necessária

 

Para atuar com Meio Oficial Ferramenteiro, o profissional deve concluir o Ensino Médio, além de realizar cursos de aperfeiçoamento das técnicas utilizadas. Os cursos oferecidos no mercado abordam matérias como Termodinâmica e Máquinas Térmicas, Mecânica dos Sólidos, Dinâmica, Estatística, Aprendizagem Industrial e Segurança e Manejo, e possuem duração média de 200 horas.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Meio Oficial Ferramenteiro.

 

Especializações

 

Não há especializações para o Meio Oficial Ferramenteiro.

 

Aptidões desejáveis

 

É desejável que esse profissional tenha habilidade manual e coordenação motora, para coadjuvar a operação de máquinas e manipulação de equipamentos, além de perspicácia visual e tátil, para auxiliar o ferramenteiro na produção de ferramentas e dispositivos de usinagem. O Meio Oficial Ferramenteiro deve também possuir uma visão espacial, para dimensionar elementos de projetos, e ter conhecimento em programação de produção e operação de máquinas industriais e em ferramentas de qualidade.

 

Campos de atuação

 

O Meio Oficial Ferramenteiro pode atuar em indústrias automobilísticas, na operação de máquinas e equipamentos; em metalúrgicas, indústrias de borracha, plástico e minerais não-metálicos. Esse profissional também pode trabalhar na fabricação de matrizes para forjamento, estampagem, fundição a pressão, estiragem de cabos ou moldes a serem empregados na fabricação de produtos.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Meio Oficial Ferramenteiro.