Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico hematologista

O MÉDICO HEMATOLOGISTA realiza consultas e atendimentos médicos; trata pacientes e clientes; implementa ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordena programas e serviços em saúde, efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elabora documentos e difunde conhecimentos da área médica. Formação superior em Medicina com especialização em Hematologia.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico hematologista

O Médico Hematologista, também conhecido como Médico Hemoterapeuta, é o profissional que atua na realização de consultas e atendimentos médicos, na prescrição de receitas e diagnósticos na área hematológica, que é uma especialidade médica, que trata de doenças como anemias congênitas e adquiridas, leucopenias, hemofilia e outros distúrbios da coagulação. Também é função do Médico Hematologista realizar as punções de Mielograma e Medula Óssea, efetuando a análise dessas amostras, e gerenciando os bancos de sangue e hemocentros, podendo também ser o responsável pelos laboratórios de análises clínicas. Eventualmente, o Médico Hematologista atua em parceria com os oncologistas, no tratamento das doenças neoplásicas.

Em alguns centros os hemoterapeutas também são responsáveis pela realização das transfusões de substituição e recuperação de sangue intra-operatório.

 

Graduação Necessária

 

Para que o indivíduo possa trabalhar como Médico Hematologista é necessário que possua formação Superior Completa em Medicina, e especialização em Hematologia. A especialização, em especial, possui duração média de 18 meses, e nela, o profissional pode ampliar seus conhecimentos acerca de especificidades da Hematologia.

 

Regulamentação da Carreira

 

A carreira de Médico Infectologista é regulamentada pela lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina, e dá outras providências. Além disso, a resolução Nº 1.772/2005 do Conselho Federal de Medicina, publicada em 14 de agosto de 2005 no Diário Oficial, trata do exercício da medicina por profissionais que tenham Título de Especialista ou Certificado na Área de Atuação e requer que estes obtenham o Certificado de Atualização Profissional. Para isso, os profissionais devem participar de atividades credenciadas de educação médica continuada e obter somatório de 100 pontos em um período máximo de cinco anos.

 

Especializações Possíveis

 

O Médico Hematologista pode obter uma especialização em Neoplasias Hematológicas, como Leucemias e Linfomas, e se tornar um Onco-Hematologista.

 

Aptidões Desejáveis

 

O Médico Hematologista deve demonstrar capacidade de atenção seletiva, rapidez na percepção, altruísmo e facilidade em lidar com pessoas de maneira humanizada. Assim como para os demais profissionais da medicina, é fundamental que o Médico Hematologista saiba atuar em equipe. Outra característica desejável é a empatia, e facilidade em demonstrar imparcialidade. Esse profissional também deve prezar pela ética profissional, para que não comprometa o sigilo da sua profissão.

 

Campos de Atuação

 

O Médico Hematologista pode desempenhar a sua função, atuando na área clínica, na assistência direta ao paciente, assim como na área da hemoterapia e laboratório. Pode também se dedicar ao campo das pesquisas, ou trabalhar em outras unidades médicas, no auxílio a profissionais como o oncologista.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Médico Hematologista.