Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico geriatra

O MÉDICO GERIATRA realiza consultas e atendimentos médicos; trata pacientes e clientes; implementa ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordena programas e serviços em saúde, efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elabora documentos e difunde conhecimentos da área médica. Formação superior em Medicina com especialização em Geriatria.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico geriatra

O médico geriatra é o profissional da área de saúde, formado em medicina e especializado no envelhecimento e nas doenças da terceira idade, ou seja, este profissional trabalha especificamente com idosos. O seu objetivo é buscar a melhor qualidade de vida e longevidade ao idoso, através de medicina preventiva.

O médico geriatra é responsável por prevenir doenças, verificar a funcionalidade de todos os órgãos, contribuir para a autonomia do paciente, além de orientar pacientes e familiares na fase terminal do idoso, possibilitar tratamentos seguros e manter manutenção da saúde do idoso.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão é necessária graduação em medicina e se especializar em geriatria. O curso de medicina possui duração de seis anos, e são abordadas matérias como Anatomia geral, Genética humana, Introdução à medicina preventiva, Patologia geral, entre outras.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação da carreira de médico geriatra, porém a profissão é fiscalizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFN) e seus conselhos regionais (CRM). O Conselho Federal de Medicina e os conselhos regionais constituem uma autarquia, dotados de personalidade jurídica e direito público, com autonomia administrativa e financeira. Os Conselhos foram instituidos pelo Decreto-Lei nº 7.955, de 13 de setembro de 1945, e adquiriram suas características atuais a partir da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957.

 

Especializações Possíveis

 

Para exercer a profissão é necessário especialização em geriatria. No Brasil, para se especializar em alguma área, o médico deve fazer residência medica e realizar concurso junto à Associação Médica de Especialidade, que possui reconhecimento da Associação Médica Brasileira. Além desses fatores, deve haver uma homologação por parte do CFM.

 

Aptidões desejáveis

 

Um médico geriatra deve ser um profissional extremamente cuidadoso e atencioso, pois lida diretamente com pessoas de idade avançada, o que exige, além disso, muita paciência, flexibilidade e dinamismo. Este profissional deve possuir amor ao que faz e gostar muito de estudar, pois nessa profissão é necessário estar em constante atualização, devido aos constantes avanços da medicina.

 

Campos de atuação

 

Como profissional da área de saúde, o médico geriatra trabalha basicamente em clínicas, hospitais, asilos e casa de saúde.

O mercado de trabalho para esta profissão é amplo, visto que o médico de um modo geral é de fundamental importância para a sociedade. O aumento da população idosa no Brasil é outro indício de que o campo de atuação tende a crescer ainda mais.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para médico geriatra.