Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico gastroenterologista

O MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA realiza consultas e atendimentos médicos; trata pacientes e clientes; implementa ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordena programas e serviços em saúde, efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elabora documentos e difunde conhecimentos da área médica. Formação superior em Medicina com especialização em Gastroenterologia.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico gastroenterologista

 

A Gastroenterologia é a especialidade da Medicina que estuda as relações entre os órgãos do sistema digestivo e as patologias que o atacam. Os médicos especialistas nessa área realizam o diagnóstico, prevenção e tratamento dessas doenças, desde soluços e vômitos até câncer no esôfago, intestino e demais órgãos. No entanto, os gastroenterologistas só prescrevem remédios e tratamentos, não realizando cirurgias, que ficam a cargo de um cirurgião gástrico.

 

Graduação necessária

 

O médico gastroenterologista deve concluir os seis anos de graduação em Medicina, entrando em contato com a Bioquímica, Biologia, Anatomia e Fisiologia, entre outras matérias. Após a graduação é necessário realizar a residência médica por dois anos para obter o título de médico especialista.

 

Regulamentação da Carreira

 

A Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957 dispõe sobre a atuação da classe médica e sobre os Conselhos Federal e Regional de Medicina.

 

Especializações possíveis

 

Apesar de já atuar em uma das muitas especializações na área da Medicina, o médico gastroenterologista pode realizar cursos de pós-graduação para especializar-se em Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição Parental e Enteral.

 

Aptidões desejáveis

 

Como aptidões inerentes à carreira médica, o gastroenterologista deve possuir boa capacidade de análise, boa comunicabilidade para relacionar-se com pacientes e colegas, organização, capacidade de adaptação a diferentes locais de trabalho e, sobretudo, equilíbrio, frieza e segurança para agir sob pressão em situações-limite.

 

Campos de atuação

 

O médico gastroenterologista pode clinicar em hospitais e outras unidades de saúde, além de laboratórios. Esse profissional também pode desenvolver trabalhos de pesquisa em sua área de atuação, em universidades e demais centros de ensino.

 

Certificações

 

O médico gastroenterologista deve possuir o Certificado de Médico Especialista, outorgado pela Associação Médica Brasileira e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia.