Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico cirurgião pediátrico

O MÉDICO CIRURGIÃO PEDIÁTRICO é especializado e experiente no cuidado cirúrgico em todas as fases do desenvolvimento da infância, desde o estágio pré-natal, recém nascidos, lactentes, crianças e até adolescentes. Conhece as opções de técnicas cirúrgicas para lidar com crianças de todas idades que necessitem de tratamento cirúrgico. Coopera com todos os especialistas envolvidos no cuidado médico dos pacientes para determinar quando a cirurgia é a melhor opção para cada criança.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico cirurgião pediátrico

Sinônimos:

  • Cirurgião pediátrico

O Cirurgião Pediatra é o profissional formado em medicina e especializado em áreas específicas da cirurgia geral, que lhe conferem habilitação para trabalhar com crianças de diferentes faixas etárias. O seu trabalho é diretamente conectado com o de outros profissionais que atuam nas fases do diagnóstico, relacionamento pré-operatório e pós-operatório, atuando também na determinação da real necessidade de ser realizada uma cirurgia em uma criança.

 

Graduação necessária

 

Para exercer o ofício, é necessário que o profissional dedique um longo período de formação e estudo, adquirindo graduação completa em medicina e experiência durante dois anos de residência médica em cirurgia geral e só depois disso dedicar mais três anos à residência exclusiva em cirurgia pediátrica.

Durante os cinco anos de curso, o aluno adquire uma grande bagagem de conhecimento em diversas áreas importantes para sua posterior formação, como fisiologia, anatomia, biologia celular, bioquímica, imunologia e técnica cirúrgica, entrando em contato com diversos campos específicos e já podendo direcionar sua especialização a partir do momento em que se inicia o período de residência médica.

 

Regulamentação da carreira

 

O Médico Cirurgião Pediatra é regulamentado pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, que dispõe sobre os conselhos de medicina e regulamenta toda a classe médica. O regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina são aprovados pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958.

 

Especializações possíveis

 

Médicos Cirurgiões Pediatras podem se especializar em diversos campos de atuação da medicina, aplicando seus conhecimentos apenas em crianças de diferentes faixas etárias. O problema apresentado e diagnosticado por uma criança ou a faixa etária em que a mesma se encontra são fatores que demandam diferentes especializações.

Um médico cirurgião pediatra pode ser especializado em: Neonatal, Pré-natal, Urologia Pediátrica, Trauma e Oncologia Pediátrica. A cirurgia fetal ainda está em desenvolvimento, mas já se configura como uma especialidade cirúrgica pediátrica.

 

Aptidões desejáveis

 

Espera-se encontrar no Médico Cirurgião Pediatra aptidões como paciência e bom trato social, boa oralidade e amabilidade com seus pacientes e responsáveis por eles. O profissional deve prestar dedicação a sua área de trabalho e estudo e buscar sempre aprimoramento e atualização profissional. É sua responsabilidade saber coordenar uma equipe e ser responsável e seguro em situações em que a tomada de decisões seja necessária.

 

Campos de atuação

 

O profissional Cirurgião pediátrico pode atuar em diversas instituições, desde hospitais públicos até particulares, além de centros médicos universitários. No entanto, o desempenho de sua função depende da infraestrutura da instituição, do aparato técnico disponível e de toda a equipe que trabalha no local, incluindo anestesistas e radiologistas pediátricos.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Médico Cirurgião Pediatra.