Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico cirurgião geral

O MÉDICO CIRURGIÃO GERAL realiza avaliação cirúrgica e cirurgias em geral. Pode atuar em cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. Estuda os mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico cirurgião geral

Médico cirurgião geral é o profissional da Medicina habilitado para tratar das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopia e à cirurgia de trauma, de pele (em casos superficiais) e na área do abdômen. Também é função do médico cirurgião geral, assim como a de qualquer cirurgião, acompanhar os processos de pré-operatório e pós-operatório. Para tanto, deve realizar consultas com o paciente, analisar os exames que foram feitos para confirmar a necessidade de cirurgia, solicitar novos exames, esclarecer os riscos e procedimentos da cirurgia para o paciente, preparar a equipe cirúrgica e manter o acompanhamento do quadro clínico do paciente através de exames e consultas (mesmo após a realização da cirurgia e a alta). É cada vez mais difícil encontrar médicos que tenham cirurgia geral como especialidade, pois a tendência é que os médicos sejam cada vez mais especialistas, tendo um escopo bastante específico.

 

Graduação necessária

 

Para ser médico cirurgião geral é necessária a graduação em Medicina, que tem duração média de seis anos. Durante esse período, o aluno tem disciplinas como Anatomia, Patologia, Fisiopatologia, Epidemiologia, Infectologia, entre outras. A partir do terceiro ano de curso, o aluno já começa a lidar com pacientes em disciplinas mais voltadas para a prática. O médico, depois de formado, ainda deve fazer dois anos de residência em cirurgia geral para que possa exercer a profissão.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão de médico, e consequentemente a de médico cirurgião geral, é regulamentada pelo Decreto nº 20.931, de 11 de janeiro de 1932. As atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica, bem como de aplicação do Código de Ética Médica, são de responsabilidade do Conselho Federal de Medicina, de acordo com o Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958.

 

Especializações Possíveis

 

A residência em cirurgia geral é pré-requisito para qualquer outra especialidade cirúrgica, portanto, o médico cirurgião geral pode se especializar, através de nova residência, em áreas como Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia, entre outras.

 

Aptidões desejáveis

 

É imprescindível que o médico cirurgião geral seja metódico, organizado, responsável, focado, paciente, prestativo, atencioso, saiba se comunicar bem com seus pacientes, consiga manter a calma em momentos de crise, tenha raciocínio rápido, destreza e agilidade nos movimentos.

 

Campos de atuação

 

Esse profissional atua principalmente em hospitais públicos e privados, podendo também trabalhar em casas de saúde e em qualquer lugar onde haja a estrutura básica para a realização de cirurgias.

 

Certificações

 

Não há certificação para o Médico Cirurgião Geral.