Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico cardiologista

O MÉDICO CARDIOLOGISTA realiza consultas e atendimentos médicos; trata pacientes; implementa ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordena programas e serviços em saúde, efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elabora documentos e difunde conhecimentos da área médica. Trata de afecções cardíacas congênitas ou adquiridas, empregando meios clínicos ou cirúrgicos, para promover ou recuperar a saúde dos pacientes.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico cardiologista

O Médico Cardiologista é o profissional da área de Saúde, especializado em doenças e disfunções do sistema cardiovascular, ou seja, do coração e da circulação sanguínea. Esse profissional é responsável pela realização da consulta e dos exames, por diagnosticar possíveis doenças, avaliar a situação do paciente e comandar e operar cirurgias e transplantes de coração.

 

Graduação necessária

 

Para ser um Médico Cardiologista é necessário primeiramente ser formado no curso superior de Medicina, com duração mínima de seis anos. Posteriormente, deve ter especialização em Cardiologia com residência em hospitais e institutos especializados. Existem inúmeras faculdades no país que oferecem o curso de Medicina. Durante a graduação são abordadas matérias como Bioquímica, Fisiologia de sistemas, Ética, Epidemiologia, Técnica Operatória, Medicina Legal e Políticas de Saúde.

 

Regulamentação da carreira

 

A categoria de Médico Cardiologista não possui regulamentação própria, sendo dirigida pela regulamentação da carreira de médico, médico veterinário, farmacêutico, enfermeiro e parteiro, através do Decreto n° 20.931, de 11 de janeiro de 1932. Posteriormente, o Decreto n°44.045 cria o Conselho Federal de Medicina que, além de sancionar suas funções, é responsável por disciplinar, zelar, supervisionar e julgar o desempenho e a ética de todos que exercem a Medicina.

 

Aptidões desejáveis

 

O profissional dessa área deve possuir algumas características específicas em sua personalidade, principalmente pela profissão proporcionar contato direto com as pessoas, o que exige carisma, simpatia, atenção, além de atenção com a saúde do paciente, demandando responsabilidade, raciocínio rápido, dinamismo, capacidade de observação e agilidade.

 

Especializações possíveis

 

Esse profissional pode se especializar em exames de aptidão física, doenças cardíacas, cirurgias cardíacas, transplante de coração, ecocardiografica, cardiologia pediátrica, pesquisa de novas técnicas de cirurgias e transplantes, ou até mesmo lecionar em ensino superior, dentre outras.

 

Campos de atuação

 

O Médico Cardiologista pode atuar em clínicas médicas, consultórios, grupos multidisciplinares de especialidades médicas, ou na área de cirurgias cardiovasculares e transplantes em hospitais.

 

Certificações

 

Não há certificações para o Médico Cardiologista.