Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico alergista e imunologista

O MÉDICO ALERGISTA E IMUNOLOGISTA realiza consultas e atendimentos médicos; trata pacientes e clientes; implementa ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordena programas e serviços em saúde, efetua perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elabora documentos e difunde conhecimentos da área médica. Formação superior em Medicina com especialização em Alergia e Imunologia.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico alergista e imunologista

Sinônimos:

  • Médico alergista
  • Médico imunologista
  • Médico alergologista

O Médico Alergista e Imunologista é o profissional da área de saúde especializado em tratar de pacientes com doenças alérgicas e/ou imunológicas. É o profissional que realiza consultas, atendimentos e perícias médicas, prescreve ações de prevenção e tratamentos e acompanha o estado de saúde de seus pacientes.

 

Graduação Necessária

 

Para exercer a função de Médico Alergista e Imunologista, o profissional deve ter ensino superior completo em Medicina e dois anos de especialização ou residência médica na área de alergia e imunologia. O curso de Medicina tem duração média de oito anos, sendo seis de curso e mais dois de residência em alguma área escolhida. No curso, são lecionadas disciplinas como anatomia, bioquímica, genética, biofísica e epidemiologia. Durante os dois anos finais, além das aulas os alunos passam a ter plantões supervisionados em hospitais para que, então, escolham a especialização pela qual irão cursar a residência.

 

Regulamentação da Carreira

 

O exercício da prática médica no Brasil é regulamentado pela Lei N° 3.268 de 30 de Setembro de 1957 e pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958, que dispõem sobre a criação dos Conselhos Federal e Regional de Medicina, nos quais os médicos devem ser registrados para poderem atuar legalmente.

 

Especializações Possíveis

 

Dentro da área de Alergia e Imunologia o profissional pode se especializar em uma ou mais enfermidades, como asma, alergias alimentares, pneumonia, dermatite, dentre outras. Nessas especializações, o profissional tem maior contato com as formas de contágio e de recuperação das doenças, estando ainda mais apto a prescrever os melhores tratamentos.

 

Aptidões Desejadas

 

O profissional que trabalha como Médico Alergista e Imunologista deve estar sempre estudando e buscando conhecer as novidades que surgem em sua área. Além disso, deve ter um bom relacionamento interpessoal, principalmente na sua relação com os pacientes, buscando sempre ser atencioso e cuidadoso e deve estar sempre ciente da grande responsabilidade que carrega ao exercer uma profissão que mexe com a vida de outras pessoas.

 

Campos de Atuação

 

O profissional da área pode atuar em hospitais e clínicas, particulares ou privados, atendendo pacientes ou trabalhando em plantões e unidades de emergência. Pode também atender seus pacientes em um consultório próprio.

 

Certificações

 

O Médico Alergista e Imunologista pode obter o Título de Especialista na área de atuação através de exame de suficiência promovido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Para poder prestar o exame, o candidato deve comprovar sua formação em medicina, seu registro no Conselho Regional de Medicina e especialização em Alergia e Imunologia através de residência médica de, no mínimo, dois anos.