Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Médico acupunturista

O MÉDICO ACUPUNTURISTA realiza consultas e atendimentos médicos; trata pacientes; implementa ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas.Executa o tratamento de moléstias psíquicas, nervosas e de outros distúrbios orgânicos ou funcionais, aplicando estímulos sedativos ou tonificantes, para suprimir os males e restabelecer a saúde afetada.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Médico acupunturista

Sinônimos:

  • Acupunturista

O Médico Acupunturista é o profissional responsável por aliar os conhecimentos entre a medicina tradicional ocidental e a medicina acupunturista chinesa. Em outras palavras, é um profissional formado em Medicina que se especializou através de cursos para exercer a prática médica em combinação com a prática acupunturista. Esses profissionais realizam consultas e atendimentos médicos, prescrevem tratamentos e ações de prevenção, podendo usar uma ou outra prática ou até mesmo uma combinação de ambas.

 

Graduação Necessária

 

Para exercer a função de Médico Acupunturista o profissional deve ter Ensino Superior completo em Medicina e um Curso Técnico em Acupuntura. No curso de Medicina, que tem duração média de oito anos - sendo seis anos de aulas e dois anos mínimos de residência médica - o aluno tem contato com matérias como anatomia, genética, bioquímica, patologia e epidemiologia. Em seguida, o aluno atua em plantões em hospitais, supervisionado por médicos já formados, passando de um modo geral por todas as especialidades, para que ele possa decidir qual especialização seguirá, ou seja, qual residência médica irá seguir. Já o Curso Técnico em Acupuntura tem duração média de 18 meses, com carga horária média de 1.500 horas. No curso, são lecionados os fundamentos da acupuntura, bem como técnicas complementares, além de um estágio supervisionado.

 

Regulamentação da Carreira

 

O exercício da Medicina no Brasil é regulamentado pela Lei N° 3.268 de 30 de Setembro de 1957 e pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958, que dispõem sobre os Conselhos Federal e Regional de Medicina, nos quais os profissionais da área devem ser registrados, e as atividades a serem prestadas pelos Médicos.

 

Especializações Possíveis

 

O Médico Acupunturista pode se especializar em uma das técnicas de acupuntura, como as tradicionais Quiroacupuntura e Acupuntura Craniana ou como as modernas Eletro-acupuntura e Laser-acupuntura.

 

Aptidões Desejadas

 

O profissional da área deve estar sempre ciente da responsabilidade grande que tem em mãos no atendimento de um paciente. Além disso, deve possuir alto senso de ética, para manter em sigilo as informações de cada paciente, deve ser estudioso, buscando estar sempre atento aos novos medicamentos e estudos que surgem constantemente e, além disso, deve ter um bom relacionamento interpessoal, especialmente no atendimento aos seus pacientes.

 

Campos de Atuação

 

O Médico Acupunturista pode atuar por conta própria, ou em hospitais e clínicas, privados ou particulares, onde deve estar apto a exercer suas funções nos mais diversos setores da instituição de saúde, como realizando consultas ou no tratamento em unidades de emergência.

 

Certificações

 

O profissional pode obter, junto à Associação Médica Brasileira de Acupuntura, através de exame de suficiência, o Título de Especialista em Acupuntura. São pré-requisitos para o exame a inscrição no Conselho Regional de Medicina e um comprovante de especialização em acupuntura.