Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Matemático

O MATEMÁTICO realiza pesquisas no campo das ciências matemáticas fundamentais e/ou das aplicações práticas dos princípios e técnicas matemáticas, estudando e testando as hipóteses e teorias básicas e aplicando-as ao tratamento de problemas, em diversos campos, para desenvolver e melhorar os conhecimentos e técnicas matemáticas e seu emprego em esferas de atividades, como a pesquisa científica, engenharia, processamento de dados, organização industrial e outras.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Matemático

Sinônimos:

  • Pesquisador em matemática

É o profissional que se dedica ao estudo da Matemática. Através do uso da lógica, o Matemático formula novas teorias e testa hipóteses, elabora fórmulas e desenvolve bancos de dados para solucionar problemas em empresas e instituições, além de pesquisar e desenvolver novas aplicações para os cálculos matemáticos.

 

Graduação necessária

 

A profissão exige curso superior em Matemática, que tem duração média de quatro anos e tem como principais disciplinas: Álgebra, Geometria, Estatística, Cálculo Numérico e Algoritmos e Programação.

 

Regulamentação da carreira

 

A profissão de Matemático não é regulamentada por lei, no entanto, consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Já a profissão de Professor Licenciado de Matemática é regulamentada pela lei nº 8.883 de 1993.

 

Especializações possíveis

 

O profissional da área Matemática pode especializar-se de acordo ao seu desejo de atuação no mercado. Os cursos de pós-graduação duram em média dois anos e permitem ao Matemático especializar-se em Matemática Financeira, Matemática Estatística e Matemática Computacional, esta última de grande destaque no mercado de trabalho.

 

Aptidões desejáveis

 

Para atuar como Matemático é fundamental o desejo e a facilidade de trabalhar com números, raciocínio lógico e cálculos. Devido às possíveis atribuições da profissão, o interesse em pesquisa também se faz indispensável. Além disso, esse profissional deve demonstrar persistência, responsabilidade, boa organização, e prezar pela paciência (traço importante do perfil comportamental dos matemáticos) e pelo desenvolvimento constante do pensamento estratégico.

 

Campos de atuação

 

A Matemática tem sido cada vez mais vinculada à Informática, assim, o Matemático vem sendo muito requisitado em empresas de computação, para trabalhar no desenvolvimento de softwares e criação de bancos de dados. Esses bancos de dados auxiliam a interpretar e solucionar problemas no desenvolvimento de produtos, o que faz com que esse profissional seja procurado também por laboratórios de Biomedicina, agências de Marketing e Publicidade e escritórios de Engenharia.

O Matemático pode atuar ainda nas áreas de Logística, Economia, Finanças, Pesquisa e Educação, como professor, no Ensino Fundamental, Médio e Superior.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias à profissão de Matemático.