Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Marceneiro

O Marceneiro é o profissional que trabalha com a confecção e reparo de móveis, objetos e decorativos, utilizando a madeira como obra prima, muitas vezes feita a partir de esboços dos clientes. È necessário ter habilidade com ferramentas manuais, e também há grandes riscos de acidentes de trabalho. Com o avanço da tecnologia surgiram máquinas de produção em larga escala, mas que reduziram a qualidade dos produtos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Marceneiro

Sinônimos:

  • Ajudante de marcenaria
  • Ajudante de marceneiro
  • Meio oficial marceneiro
  • Auxiliar de marcenaria

Não se deve confundir a profissão de Marceneiro com a de Carpinteiro, pois o Marceneiro exerce um trabalho mais delicado e artístico enquanto o carpinteiro produz portas, janelas, assoalhos etc..

 

Graduação Necessária

Não há graduação necessária para atuar nesta profissão. O profissional pode optar por obter sua formação através de cursos de marceneiro, e nesse caso é necessário ter ensino médio completo, e o curso pode ser encontrado em algumas escolas técnicas. No curso são ensinadas técnicas de construção de móveis planos e torneados, marcenaria, empalhagem e estofaria, pintura e verniz. O curso não é obrigatório para o exercício da profissão, o importante é ter talento e sensibilidade.

 

Regulamentação da Carreira

Não há regulamentação para a profissão de Marceneiro.

 

Especializações Possíveis

Não há especializações necessárias para Marceneiro.

 

Aptidões Desejáveis

Um Marceneiro deve ser primordialmente muito criativo, ter habilidade para negociar com clientes; ter noções espaciais, matemáticas e geométricas; possuir habilidade com objetos cortantes; capacidade de observação; agilidade; noção de desenho; gosto pela arte e possuir conhecimento profundo nos tipos de madeiras.

 

O mercado de trabalho é amplo, e ao contrário do que se pensa, ele ainda permanecerá estável por bastante tempo. Mesmo com o avanço da tecnologia na criação de móveis, as pessoas continuam dando preferência à personalização do serviço e à qualidade que só os marceneiros podem oferecer.

 

Campos de Atuação

O Marceneiro pode trabalhar por conta própria, em sua marcenaria, casa, quintal ou garagem; também pode atuar como funcionário em uma marcenaria juntamente com outros profissionais ou no seguimento de fábrica de móveis, exercendo a profissão de Marceneiro moveleiro, trabalhando com materiais industrializados, como o MDF e laminados de madeira.

 

Certificações

Não há certificações necessárias para a profissão de Marceneiro.