Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Mandrilador

O MANDRILADOR aparelha, regula e maneja uma máquina provida de mandril giratório instalando a ferramenta apropriada, atuando nos comandos de movimento manual e automático de partida e alimentação de corte e utilizando instrumentos de medição e material de lubrificação, para alinhar, alargar furos e facear estruturas de máquinas, motores, estampos e outros dispositivos mecânicos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Mandrilador

Sinônimos:

  • Mandrilador CNC

O Mandrilador é um profissional da metalurgia e metalomecânica que prepara, regula, maneja e opera máquinas-ferramenta que usinam peças de metal e compósitos, normalmente as que possuem mandril giratório, utilizadas para a mandrilagem de peças. Esse profissional prepara a mandriladora, os materiais, ferramentas e instrumentos de medida e controle no intuito de fabricar peças, além de ler e interpretar desenhos, normas e tabelas para identificar as dimensões, tolerâncias e formas das peças que serão fabricadas, bem como a natureza dos materiais e outros dados técnicos pontuais. É sua função também selecionar e preparar as ferramentas de corte, afiando-as quando for necessário.

Deve ainda assegurar a limpeza da sua máquina de trabalho (a mandriladora), verificar os sistemas de lubrificação e de refrigeração, montar os acessórios e ferramentas específicos ao tipo de peça a maquinar. O Mandrilador deve verificar visualmente a peça durante as diferentes fases, utilizando ferramentas de medida, efetuando procedimentos para controlar as dimensões, formas, estados de superfície e outras características da peça, que precisa ser comparada com os dados contidos nas especificações técnicas, e deve efetuar a conservação das máquinas e das ferramentas utilizadas, prezando pela preservação, segurança e higiene no trabalho.

 

Graduação necessária

 

Para que o indivíduo possa atuar no mercado de trabalho como Mandrilador é necessário que tenha concluído o Ensino Médio.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Mandrilador.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações para a profissão de Mandrilador.

 

Aptidões desejáveis

 

Deseja-se que o Mandrilador conheça normas de ambiente, segurança, higiene, prevenção no trabalho, assim como saiba atuar com seriedade e senso de organização para atender aos critérios exigidos em seu ambiente profissional. A mandriladora (principal máquina de seu trabalho) pode ter recursos digitais, o que exige do profissional conhecimento na leitura e interpretação de desenhos, instrumentos de mediação e trigonometria.

Outra aptidão desejável para o para o Mandrilador é a noção de dados de corte para diversos materiais e afiação de ferramentas, devendo demonstrar boa capacidade de comunicação, principalmente para facilitar o relacionamento com outros profissionais.

Conhecimentos em cálculo e geometria também são desejáveis, além de noções de mecânica, desenho técnico, tabelas, traçados e projeções. É um diferencial para o Mandrilador conhecimentos sobre metrologia, traçagem e manutenção, visto que o mercado de trabalho demanda cada vez mais de profissionais de alto nível.

 

Campos de atuação

 

O Mandrilador atua no cenário industrial metalúrgico, planejando a sequência de operações em mandriladoras, controlando peças, aplicando procedimentos de segurança, executando cálculos técnicos e outras ocupações em grandes indústrias que necessitam de preparadores e operadores para máquinas-ferramenta convencionais.

 

Certificações

 

Não há certificações para a carreira de Mandrilador.