Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Macheiro

O MACHEIRO confecciona machos de areia, manualmente ou à máquina, para possibilitar o seu emprego na fabricação de peças fundidas em metal. Manobrando dispositivos mecânicos e atende a todo o processo operativo, para possibilitar a utilização desses machos na moldação de peças metálicas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Macheiro

O Macheiro é o profissional que confecciona machos de areia, manualmente ou com o auxílio de máquinas, no intuito de possibilitar que o emprego desses machos seja feito na fabricação de peças fundidas em metal. Além disso, pode atuar na manobra de dispositivos mecânicos e no atendimento a todo processo operativo, para possibilitar a utilização dos machos na moldagem de peças metálicas.

À mão, o profissional em macharia pode desempenhar a função de acabador de macho na fundição, enquanto que habilitado na atuação com máquinas pode desempenhar, dentre outras funções, a operação de máquinas para fabricar machos e fornos para a sua secagem. No caso dos moldes, poderá preenchê-los com metais ou ligas de metal fundido para produzir outros moldes do mesmo material. E, por meio da utilização de caixas, areia, martelo e fios, ou ainda de outros materiais de reforço, o Macheiro realiza inspeções visuais para assegurar a conformidade no seu trabalho.

 

Graduação necessária

 

Para que o indivíduo possa atuar no mercado de trabalho como Macheiro é necessário que tenha concluído o Ensino Fundamental. Isso porque o domínio das competências profissionais necessárias para a sua atuação são obtidas no próprio ambiente de trabalho e com experiência de serviço.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Macheiro.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações para a profissão de Macheiro.

 

Aptidões desejáveis

 

As aptidões desejáveis para o Macheiro são obediência total aos princípios de qualidade na execução das suas atividades; facilidade para trabalhar em equipe, visto que a sua atuação poderá ser compartilhada com profissionais afins e atenção para que possa desempenhar bem as suas funções, prezando pela segurança na utilização adequada dos seus equipamentos de proteção individual. A concentração também é outro ponto positivo na atuação do profissional, além de disciplina e respeito aos procedimentos operacionais em seu campo.

 

Campos de atuação

 

A Moldagem em areia é usada de maneira muito ampla na produção de macharia, isto é, na produção de machos que são peças fundamentais em processos industriais. Desse modo, a atuação do Macheiro se faz em vista de demandas mercadológicas e com perspectivas de boa remuneração. Esse profissional atua predominantemente em atividades ligadas às indústrias metalúrgicas, que fabricam produtos de metal, máquinas e equipamentos.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Macheiro.