Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Maçariqueiro

O MAÇARIQUEIRO opera aparelho para soldar ou fundir metais que produz chama de temperatura muito elevada por combustão do hidrogênio (ou do acetileno) com o oxigênio. Pode atuar na reparação de construções diversas, indústria naval, caldeirarias, montagens industriais, oficinas e indústrias.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Maçariqueiro

O maçariqueiro é o profissional da indústria responsável por operar o maçarico, ferramenta que concentra uma alta temperatura em um pequeno ponto utilizada na perfuração, corte e soldagem de rochas e, principalmente, metais. Também compete ao maçariqueiro a preparação do seu local de trabalho e a inspeção e manutenção das condições operacionais do seu equipamento. A invenção do maçarico, no final do século XIX, revolucionou a indústria por facilitar e aprimorar o processo de soldagem. A presença de profissionais cada vez mais habilitados para operar essa ferramenta é fundamental na maioria das áreas industriais, havendo muita oferta de emprego para esse profissional.

 

Graduação necessária

 

Para o exercício da profissão é necessário ter ensino fundamental completo e qualificação profissional. O pretendente a maçariqueiro alcança a qualificação profissional através do curso prático, cuja carga horária varia entre duzentas e quatrocentas horas-aula, e experiência na área, muitas vezes adquirida através do trabalho como aprendiz. O maçariqueiro é considerado capaz de desenvolver suas atividades, de maneira plena, após três anos de experiência profissional.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Maçariqueiro.

 

Especializações Possíveis

 

Não existem especializações para o Maçariqueiro.

 

Aptidões desejáveis

 

É imprescindível que o maçariqueiro tenha boa coordenação motora, pois precisa lidar manualmente com uma ferramenta que é potencialmente perigosa. Também precisa ter responsabilidade para com a sua ferramenta de trabalho, atentando para a manutenção e preservação da mesma. O maçariqueiro também deve ser muito cauteloso no desempenho de suas atividades, zelando sempre pela sua segurança e pela segurança dos que o rodeiam.

 

Campos de atuação

 

O maçariqueiro atua principalmente na área industrial, destacando-se as indústrias de extração de minerais metálicos e a metalúrgica. Podem trabalhar tanto em lugares a céu aberto como vias públicas (fazendo pequenas reformas e reparos em postes de luz, por exemplo) e lugares fechados como fábricas e túneis subterrâneos de mineração.

 

Certificações

 

Não há certificação para o Maçariqueiro.