Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Locutor

O LOCUTOR divulga notícias, anúncios, textos publicitários e acontecimentos em geral, procedendo à leitura dos mesmos segundo roteiro, para manter informado o público ouvinte e telespectador. Lê textos no ar, redige a notícia, narra eventos esportivos e culturais, tece comentários sobre os mesmos e faz a locução de anúncios publicitários.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Locutor

Sinônimos:

  • Locutor publicitário de rádio e televisao
  • Locutor de rádio e televisao

O locutor ou radialista é um profissional da área de comunicação social cujo trabalho necessita de sua voz. Propaga notícias em mídias de massa como televisão, rádio e mídias alternativas como internet. Também em rodeios, supermercados, esperas telefônicas, interpretando e anunciando textos, falas e mensagens através desses veículos comunicacionais.

 

Graduação necessária

 

Para se tornar um locutor profissional, especificamente, é necessário ter nível superior em jornalismo para redigir e comentar a notícia ou curso de graduação em rádio e TV (com duração mínima de 4 anos). Porém, no caso de comentaristas esportivos, radialistas de programas musicais e entretenimento, não é obrigatória a graduação jornalística, apenas o diploma de conclusão de ensino médio e um curso técnico de radialismo-locução, com carga horária média de 372 horas. No ato de conclusão do curso tanto nível superior, quanto nível técnico, as instituições fornecem o DRT, registro necessário para exercer a profissão.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias para Locutor.

 

Aptidões desejáveis

 

Além de apresentar boa dicção e domínio pleno da língua portuguesa falada, o locutor também deve ter habilidade de prender a atenção do ouvinte, seja ela para escutar um programa de entretenimento, ou uma narração de um jogo esportivo, ou uma chamada para músicas, ou para as notícias do dia e informações do trânsito. Sendo assim, esse profissional deverá ter boa empatia, facilidade de lidar com o público e estar diariamente atualizado.

 

Campos de atuação

 

O locutor pode atuar em empresas de rádio e televisão, trabalhando com projeto, produção, edição, roteiro, criação e locução de programas. Também encontra espaço em empresas de web-rádio, que transmitem programas radiofônicos por meio da internet, além de outras mídias alternativas como o cinema. Ainda existem outros locais de atuação, como empresas e pequenos estabelecimentos (padarias, lojas, mercadinhos etc.) onde seus serviços são de narração de mensagens telefônicas, anúncios de produtos em mídias de fácil difusão e, em produtoras comerciais, que contratam locutores para fazer dublagens, documentários, sem contar os circuitos internos em shoppings e escolas.

 

Cerificações

 

Não há certificações necessárias para Locutor.