Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Laminador

O LAMINADOR opera máquina que é utilizada para reunião de componentes, regulando e acionando os dispositivos de alimentação, controle e comando, para obter a estrutura final do material.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Laminador

O Laminador é o profissional responsável pelo processo de laminação de metais, pedras preciosas, barras e tubos ou fibra de vidro, além de recuperar guias, montar cilindros e mananciais. O Laminador trabalha conforme as normas técnicas e procedimentos padrões de segurança, saúde e meio ambiente.

 

Graduação necessária

 

Para ser Laminador é necessário ter Ensino Fundamental completo, embora as empresas tenham preferências por profissionais que tenham ensino médio completo. Além disso, é necessário curso técnico em Operador de Equipamentos de laminação, de 200 horas/aula, onde o profissional aprende sobre os fundamentos dos processos de laminação, os tipos de laminadores e suas aplicações, o atrito e a lubrificação, a preparação do material, os cilindros de laminação, o processamento termodinâmico e mecanismos de deformação, endurecimento e amaciamento dos metais e suas ligas.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Laminador.

 

Especializações Possíveis

 

O Laminador especializa-se, por meio de cursos técnicos profissionalizantes mais focados na área da laminação que desejar trabalhar, quer seja a de metais, pedras preciosas, barras e tubos ou a de fibra de vidro, por exemplo.

 

Aptidões desejáveis

 

Para desempenhar bem a sua profissão, o Laminador precisa ter facilidade com trabalhos manuais pesados ou leves, um bom senso estético em alguns casos, entender a fundo dos materiais que lamina, além de agilidade para cumprir os prazos.

 

Campos de atuação

 

O Laminador costuma trabalhar em estabelecimentos de atividades relacionadas com a lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, de fabricação de artefatos de ourivesaria ou produtos de metal, além de joalherias e na confecção de acessórios para vestuários.

Um Laminador especializado em uma determinada área somente não poderá trabalhar em outra diferente desta, devido a enorme diferença de alguns dos processos envolvidos, o que resulta numa uniformização dos tipos de empresas contratantes de cada profissional Laminador.

 

Certificações

 

Não há certificação para a profissão de Laminador.