Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Guia de turismo

O GUIA DE TURISMO acompanha grupos de turistas em visitas, excursões e viagens, seguindo um itinerário previamente estabelecido, apontando locais de interesse e tomando providências referentes a acomodações e outros serviços, para proporcionar conforto ao grupo e tornar a viagem agradável e proveitosa.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Guia de turismo

O guia de turismo é encarregado de acompanhar, orientar e passar informações sobre certo local, paisagem, obras de arte, para visitantes, além de estruturar itinerários de visitas.

 

Graduação Necessária

 

Após sua regulamentação, a profissão foi dividida em quatro classificações, nas quais para atuar é preciso corresponder a algumas exigências que mudam de área para área. Tanto para guias regionais, nacionais e internacionais é necessário ensino médio completo e idade mínima de 21 anos. Em alguns casos como o do guia Regional, além da escolaridade é necessário ser cadastrado em sua própria cidade; o Ecológico deve possuir um curso de guia na unidade da federação onde atua; e o Internacional é necessário conhecimento em línguas estrangeiras, preferencialmente inglês.

 

Regulamento da Carreira

 

Apesar do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) ter sido criado em meados de 1960, a carreira de Guia de Turismo só foi regulamentada em janeiro de 1993, pela Lei 8.623 a qual define à profissão suas devidas atribuições que são orientar, acompanhar, transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões; para tal, o profissional deve ser cadastrado no Embratur.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações possíveis para Guia de Turismo.

 

Aptidões Desejáveis

 

As características desejáveis para que o profissional dessa área possa atingir o sucesso são basicamente: saber prender a atenção do turista, possuir dinamismo, sociabilidade, espírito de liderança, paciência, criatividade, boa oratória além de embasamento técnico e interesse pela cultura local.

 

Campos de Atuação

 

O Guia de Turismo pode atuar em basicamente quatro áreas no ambiente regional, atuando na sua própria cidade; pode-se seguir a área ecológica, cultural, nacional e a carreira internacional, atuando fora de seu continente.

 

Certificações

 

A depender do local em que se trabalhe é exigido do profissional o curso de graduação em Turismo, que possui duração de quatro anos e são abordadas matérias como Sociologia, Geografia, História da cultura, Marketing e Economia.