Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Gerente de transporte

O GERENTE DE TRANSPORTE exerce a gerência do departamento de operações dos serviços de transporte por estradas de rodagem, vias férreas, aéreas ou marítimas, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando os resultados, para assegurar processamento normal de transporte de mercadorias e viajantes e o emprego mais eficaz do equipamento de transporte.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Gerente de transporte

Sinônimos:

  • Gerente de operações de transportes

O Gerente de Transportes é o responsável pela gerência dos serviços relacionados ao setor de transportes. Esse profissional lida com atividades operacionais ligadas à utilização de estradas de rodagem, vias aéreas ou marítimas, e nesse sentido, precisa planejar, organizar e controlar  programas relacionados a gestão de transportes, bem como a sua execução. Também cuida da avaliação de resultados, para que o transporte de mercadorias e viajantes seja eficaz, e atenda as medidas de segurança adequadas.

O Gerente do setor de transportes trabalha ainda na roteirização e distribuição de produtos para diversos locais, além de gerenciar frotas de caminhões em centros de distribuição, prospectar transportadoras e negociar a contratação de fretes. A gestão em transportes também compreende o desenvolvimento de projetos de melhorias, voltados para área de transportes.

 

Graduação Necessária

 

Para que o indivíduo possa atuar como Gerente de Transportes é necessário que possua Formação Superior nas áreas de Administração da Produção, Economia, Tecnologia da Informação, ou Logística. Esses cursos possuem duração média de quatro anos e o profissional desenvolve habilidades na utilização de softwares, gestão de frotas, gestão de fretes, roteirização e planilhas eletrônicas.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Gerente de Transportes.

 

Especializações Possíveis

 

O Gerente de Transportes pode obter uma especialização através do curso de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Esse curso que possui duração média de 360 horas permite que o profissional obtenha uma formação sólida na sua área de atuação, bem como conhecimentos mais abrangentes para assumir maiores responsabilidades em seu campo de trabalho.

 

Aptidões Desejáveis

 

É desejável que o Gerente de Transportes possua experiência profissional em posições gerenciais, conhecimentos matemáticos, habilidades em relacionamento interpessoal, bem como conhecimentos de softwares aplicados.

O Gerente de Transportes também deve demonstrar credibilidade, possuir espírito de liderança para delegar tarefas, demonstrar flexibilidade e dinamismo profissional para tomar decisões estratégicas, bem como ter potencial para negociar.

 

Campos de Atuação

 

O Gerente de Transportes atua no setor logístico, garantindo a segurança e agilidade na movimentação física de mercadorias, o que é muito importante para o mercado, havendo boas aspirações salariais para o profissional nesse sentido. Atua ainda em grandes transportadoras, se relacionando com grandes centros de distribuição de mercadorias, assim como lojas.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Gerente de Transportes.