Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Gerente de riscos

O GERENTE DE RISCOS exerce a gerência dos riscos em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as do setor bancário. Planeja, dirige e controla os recursos e as atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro da materialização dos riscos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Gerente de riscos

O Gerente de Riscos é o profissional que lida diretamente com o crédito de uma organização, controlando e ditando os rumos de seus recursos sempre com o objetivo de evitar os impactos financeiros sobre a empresa, ou seja, reduzir os possíveis riscos. Ele deve gerir as atividades administrativas e financeiras da empresa, planejando, por exemplo, concessões de crédito e modelos estatísticos de crédito e cobrança que estejam de acordo com as estratégias e políticas da gestão, além de administrar recursos materiais e as atividades da organização.

 

Graduação Necessária

 

Não existe curso superior para a formação do Gerente de Risco. Os profissionais dessa área costumam ser graduados em Economia e Administração de Empresas, por exemplo. Nesses cursos eles desenvolvem grande conhecimento relativo a finanças e como gerenciá-las em empresas. Também há profissionais que exercem essa profissão que são graduados em Engenharia, Estatística e Ciências da Computação, seguindo a tendência de áreas com foco nas ciências exatas.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Gerente de Riscos.

 

Especializações Possíveis

 

Existem cursos de pós-graduação convencionais e inclusive MBA?s em gerenciamento de riscos que podem ajudar na formação do profissional. Ambos costumam focar a administração de uma empresa, oferecendo disciplinas sobre diversos aspectos referentes ao empreendedorismo, principalmente econômicos e de recursos materiais.

 

Aptidões desejáveis

 

Talvez o ponto mais importante para um Gerente de Riscos é gostar da dinâmica do mercado financeiro, para acompanhá-lo constantemente. Por esse ser um mercado em que novas técnicas, conhecimentos e conceitos se renovam com frequência, esse profissional deve estar sempre aberto a mudanças nesse sentido, que interferem diretamente em sua rotina de trabalho. Ser analítico e ter bom raciocínio lógico também são ótimas características para se antecipar aos demais, além de ser comunicativo e saber se relacionar bem interpessoalmente.

 

Campos de atuação

 

A atuação do Gerente de Riscos está muito ligada a empresas que lidam diretamente com crédito. Os principais tipos de empresas que contratam esses profissionais são consultorias de risco de crédito e instituições financeiras, campo que envolve bancos comerciais e de desenvolvimento, além de sociedades de crédito, financiamento e investimento.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão Gerente de Riscos.