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Gerente de recepção

O GERENTE DE RECEPÇÃO organiza, coordena e controla a atividade de recepção da unidade hoteleira, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes. Planeja as atividades do serviço de recepção da unidade hoteleira; orienta e coordena a equipe de trabalho do serviço de recepção.

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Gerente de recepção

O Gerente de Recepção é quem organiza e comanda as ações na recepção de um estabelecimento do ramo de hotelaria, visando sempre a satisfação dos hóspedes. Em seu papel de gerente, é um dever constante a atribuição de tarefas para os membros de sua equipe, indicando a pessoa adequada para cada atividade. Todos os serviços ao alcance da recepção estão sob sua responsabilidade, como portaria e atendimento telefônico e pessoal. Diversas tarefas corriqueiras num estabelecimento dessa área devem ser conduzidas por esse profissional, a exemplo do controle de reservas, serviços para o hóspede e administração da receita.

 

Graduação Necessária

 

Para um Gerente de Recepção é essencial cursar hotelaria, já que não há uma graduação específica para essa profissão. Esse curso universitário é composto por matérias que dão uma ampla noção da área, envolvendo, por exemplo, contabilidade, marketing e geopolítica, além de outras mais específicas, muitas vezes desenvolvidas em hotéis-escola. É também focado o ensino de idiomas, principalmente inglês e espanhol, ao longo dos três anos e meio de curso.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Gerente de Recepção.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para a profissão de Gerente de Recepção.

 

Aptidões desejáveis

 

O contato com o cliente é um dos trunfos para o bom Gerente de Recepção. Por isso ele deve se mostrar disponível para tirar dúvidas e atender a possíveis necessidades de hóspedes, trabalhando com bom humor. Seu trabalho envolvendo outros profissionais ao seu redor também demanda uma capacidade de lidar e conhecer essas pessoas, para liderá-las adequadamente. É também importante saber administrar e contornar possíveis problemas com os hóspedes, algo que também exige calma e agilidade nas decisões. Suas funções administrativas e financeiras tornam necessário um conhecimento em planilhas digitais, além disso, ter fluência em línguas estrangeiras, principalmente inglês e espanhol, é essencial para um bom desempenho nessa profissão, dada a enorme presença de estrangeiros nesses estabelecimentos.

 

Campos de atuação

 

O Gerente de Recepção pode trabalhar nos vários tipos de estabelecimentos do ramo de hotelaria, gerenciando hotéis, flats, pousadas, resorts etc.. As funções ligadas à recepção em cada um desses lugares aumentam quanto maior for o estabelecimento e sua complexidade. Em pousadas, por exemplo, muitas de suas atividades são sobrepostas pela baixa dificuldade em gerir esse local, já em resorts, por outro lado, seus deveres são muito mais numerosos.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Gerente de Recepção.