Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Gerente de projetos

O GERENTE DE PROJETOS exerce a gerência de projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identifica oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planeja atividades na área de Tecnologia da Informação. Deve assegurar a realização do projeto dentro dos padrões de desempenho relacionados às metas, prazos e custos, exigindo a integração de todos os fatores concorrentes, como: administração da comunicação, recursos humanos, contratos, materiais e riscos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Gerente de projetos

Sinônimos:

  • Project Manager

O profissional de gerência de projetos é aquele que elabora e gerencia um projeto, definindo suas metas e coordenando a equipe responsável. É ele que estabelece os prazos, mediando custo e qualidade e minimizando o máximo possível os equívocos. O gerente de projetos dificilmente se envolve nas atividades práticas, participando usualmente da coordenação e conferência dos objetivos pré-definidos.

 

Graduação necessária

 

Para ser um gerente de projetos é necessário Ensino Superior completo, sem especificação de curso, e Pós-graduação em Gestão de Projetos, onde o aluno aprende as técnicas básicas de administração de um plano de metas e como lidar com as inconstâncias da profissão.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Gerente de Projetos.

 

Especializações possíveis

 

A gerência de projetos é uma especialização em si, adquirida através da Pós-Graduação ou do MBA Pleno em Gerenciamento de Projetos.

 

Aptidões desejáveis

 

As aptidões requeridas para ser um gerente de projetos requerem capacidade de liderar uma equipe, possuindo sabedoria nas decisões e visando o melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos, humanos ou materiais; visionário a ponto de elaborar o projeto mentalmente e ser capaz de concretizá-lo utilizando as funcionalidades adequadas; boa comunicação para lidar com os clientes e fornecedores; e equilíbrio emocional, pois tal profissão exige flexibilidade e possui altos riscos de ocorrerem problemas logísticos e/ou operacionais durante seu processo, e cabe ao gerente de projetos solucionar essas situações de forma calma e ágil.

 

Campos de atuação

 

O gestor de projetos tem a facilidade de se adaptar a quase todas as profissões, atuando na que melhor lhe apetece. É possível focar a carreira em Tecnologia da Informação, sendo responsável pela homologação de softwares e equipamentos; ou em Administração, onde o profissional gere a estratégia de uma empresa e elabora seu plano de metas. Ou seja, um gerente de projetos possui suas funções básicas de gestão e comunicação com clientes em praticamente todas as áreas do mercado, abrindo um leque de possibilidades para os campos de atuação.

 

Certificações

 

Possuir certificação em gerenciamento de projetos não é uma tarefa obrigatória, contudo é um diferencial na hora da contratação. Empresas oferecem certificação requerendo mais de 4,5 mil horas de experiência e 36 meses em gerenciamento de projetos; existem também certificações para novatos no mercado de trabalho, que requer o Ensino Médio completo e pelo menos 1500 horas como membro de equipe de projetos ou a participação de 23 horas como trainee em Gerência de Projetos.