Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Gerente de manutenção

O GERENTE DE MANUTENÇÃO exerce a gerência das atividades de manutenção, reparação e reformas de instalações e equipamentos em empresas industriais, comerciais e de serviços, assegurando que equipamentos, materiais, instalações de infra-estrutura e de edificações estejam disponíveis para utilização. Define e otimiza os meios e os métodos de manutenção e aperfeiçoa o desempenho das instalações produtivas em termos de custos e taxas de utilização dos equipamentos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Gerente de manutenção

O Gerente de Manutenção é o profissional responsável por gerir toda a área de manutenção, reparos, reformas e instalação de novos equipamentos em uma empresa ou indústria. Em seu cotidiano, gerencia equipes de manutenção, controla atividades de manutenção e reparo, programa e desenha projetos de reforma, e assegura que equipamentos e instalações estejam sempre em condições ideais de uso.

 

Graduação Necessária

 

Para atuar como Gerente de Manutenção o profissional deve possuir Ensino Superior Completo em Engenharia Mecânica ou Engenharia Elétrica, a depender da empresa ou dos serviços que venham a ser realizados por ele. Esses cursos têm duração média de cinco anos e suas principais matérias são Cálculo, Geometria Analítica, Geometria Descritiva, Física e Desenho Técnico. Depois de concluir o curso, o profissional deve obter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), de acordo com a decisão normativa de número 070 de 26 de outubro de 2001 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Gerente de Manutenção.

 

Especializações Possíveis

 

Atuando como Gerente de Manutenção, o profissional pode se especializar em programas de pós-graduação dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. Uma especialização vista com bons olhos pelo mercado de trabalho é a especialização em Gestão ou Gerenciamento de Projetos de Engenharia, que tem duração média de dois anos e aprofunda os conhecimentos do profissional na área de criação e acompanhamento de projetos.

 

Aptidões Desejadas

 

O profissional que atua como Gerente de Manutenção deve ter um bom relacionamento interpessoal e capacidade para liderar equipes, o que é fundamental em seu trabalho. Além disso, deve ser bastante organizado, buscando sempre manter a rotina de manutenção e estar atento aos prazos de troca de equipamentos. Um bom manuseio dos equipamentos de manutenção, bem como conhecimento em manutenção preventiva e corretiva também são características procuradas.

 

Campos de Atuação

 

O Gerente de Manutenção tem um vasto campo de atuação pela frente. O profissional pode atuar em empresas de mercado e em indústrias dos mais diversos setores. Outra possibilidade é trabalhar em hospitais e clínicas, trabalhando na área de manutenção hospitalar.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Gerente de Manutenção.